Translate

sexta-feira, 29 de julho de 2022

CHUTE PODEROSO


Jair Rosa Pinto nasceu no dia 21 de março de 1921, em Quatis-RJ (pertinho de Barra Mansa) e começou a carreira no Madureira. Também jogou no Flamengo, Santos, São Paulo e Ponte Preta.

No Madureira, surgiu para o futebol integrando um trio infernal e inesquecível: Lelé, Jair e Isaías.

Sua saída do Flamengo foi muito turbulenta. Em 21 de agosto de 1949, num jogo importante, a Flamengo, com a dupla Zizinho e Jair, perdeu do Vasco de 5x2, com uma péssima atuação do Jair. O locutor Ary Barroso, famoso na época e flamenguista insinuou que o craque teria sido "comprado" pelo Vasco. Após a partida, a torcida do Flamengo queimou a camisa 10, envergada pelo Jajáa por muitas vezes.

Jair Rosa Pinto, esteve com a delegação do Santos em Itajubá em 1958. Mais precisamente no domingo 29/6/1958, quando o Santos venceu a Seleção de Itajubá por 2x1 (no mesmo dia da conquista do mundial de futebol pela seleção brasileira, na Suécia). Eu, então com 11 anos de idade, assisti o jogo. 

Jair, conhecido no futebol como Jajá de Barra Mansa (sua cidade), atuou pelo Palmeiras de 1949 até 1955.

Mais história:

O Sr. Percy Geraldo Bolsonaro, torcedor fanático do Palmeiras, iria registrar o seu filho nascido em 21 de março de 1955, com o nome de Messias Bolsonaro. 

Alertado por um amigo que o ídolo, então palmeirense, Jair da Rosa Pinto fazia aniversário no mesmo dia, ele acrescentou o "Jair" no nome do menino, ficando Jair Messias Bolsonaro.

Uma das virtudes do meio-campista Jajá de Barra Mansa era a de chutar muito.

Jair da Rosa Pinto, o Jajá de Barra Mansa, tomou o barco no dia 28/7/2005, no Rio de Janeiro. Estava com 84 anos.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: