Translate

domingo, 12 de junho de 2022

RÁDIO RUTS - RÁDIO UNIVERSITÁRIA THEODOMIRO SANTIAGO


Fui um apaixonado pela Rádio Universitária, do final dos anos 60, até os primeiros anos dos 70. A rádio, podemos afirmar, a nossa rádio funcionava, durante a semana, das 20 horas (após a chata Voz de Brasil) até às 23 horas, indo às vezes até às 24 horas. Aos sábados e domingos, ia das 14 às 18 horas.

Naqueles tempos heroicos, a emissora era "tocada" pelos alunos. O comando era o colega e amigo Del Ducca, o Kid. Sempre auxiliado por outros colegas, na programação e locução. Gravações sempre gentilmente cedidas pelo Bob, da Bob Discos.

Nesse tempo nunca soube de quem foi a ideia de colocar como tema de abertura e encerramento das programações, a Gymnopédic nº 1 do Francês Eric Satie. 

Éric Alfred Leslie Satie, simplesmente, Erik Satie, nasceu na Normandia em 1884,) foi um compositor e pianista. Relevante no cenário de vanguarda pariense do começo do século XX, foi o precursor de movimentos artísticos como minimalismo, música repetitiva e teatro do absurdo.

Em 1890, foi morar em um pequeno quarto em Montmartre. Tornou-se pianista no Chat Noir, onde se apresentou ao gerente como sendo "gymnopedista". O título Gymnopédie é tido como derivado do antigo festival grego Gymnopaedia, dedicado ao deus Apolo, onde jovens nus dançavam ao som da música de flauta e lira. 

Eric Satie, tornou-se cult entre os jovens compositores, que eram atraídos pelos títulos bem-humorados de suas peças, e exerceu grande influência em seus amigos, os notáveis contemporâneos Debussy e Ravel, mudando assim o curso da história da música. Foi ainda inovador por ter sido um dos precursores do ragtime, estilo do pré-jazz.

Sendo  hoje o "dia dos namorados", convém registrar que o único amor de Satie, foi Suzanne Valadon, pintora e modelo de Renoir e Degas. O romance durou seis meses. A moça lhe deu o fora e casou-se com outro.

Após anos de bebedeira, Eric Satie morreu em julho de 1925.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: