Translate

terça-feira, 14 de junho de 2022

QUE PAÍS É ESSE ?


Como diria o amigo Carlinhos Lamoglia, o Buck Jones, indignado: Onde está passando esse filme ?

Em tempos jurássicos, no Rafa, para os que estão chegando agora, Grupo Escolar Rafael Magalhães, na Boa Vista, é claro, " A Amazônia é o pulmão do mundo".

Confesso, que mesmo não entendendo bem, dava um orgulho danado.

Vem agora o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) informando, que 8 entre os 10 municípios que mais emitem gases de efeito estufa estão na Amazônia.

Entre as dez mais: Liderando, Altamira (PA), seguida por São Felix do Xingu (PA), Porto Velho (RO), Lábrea (AM), (PA), Novo Progresso (PA), Colniza (MG), Apuí (AM). 

Figurando São Paulo em 5º e Rio de Janeiro em 8º.

Em 2019, os dez emitiram juntos 198 milhões de toneladas brutas de dióxido de carbono. 

Agropecuária é a principal causa das emissões de gás estufa, com destaque para a criação de gado de corte. Desmatamento e registrando que o processo de digestão dos animais, chamado de fermentação entérica, é a causa das emissões de metano, principal gás de efeito estufa.

Viver é Perigoso 

2 comentários:

Celem disse...

O metano CH4 é 25 vezes mais potente para formar o Efeito Estufa do que o Dióxido de Carbono CO2. Tem outro dado interessante e preocupante já sobre a água. A chamada "água invisível". Aquela que nós consumimos sem ver. Sendo o outro problema da produção pecuária de corte. Na cadeia toda gasta-se 15.000 a 17.000 litros de água para produzir 1 quilo de carne vermelha.Essa e outras contas são feitas quando se calcula a pegada hídrica de um produto ou serviço.Já para produzir 1 quilo de carne de frango gasta-se 3.700 litros.
Abs. Celem

Edson Riera disse...

Celem,

Um abraço. Grato pela informação. Importante, Conheço e sou amigo do Celem há mais de 60 anos. Desde Cristina.

Zelador