Translate

quinta-feira, 2 de junho de 2022

OH ! MINAS GERAIS



Em entrevista a O TEMPO, ontem (1), durante o 37º Congresso Mineiro de Municípios, munícipes do Sul de Minas, por exemplo, admitem a campanha pela continuidade de Zema e Bolsonaro.

Em dobradinha, chefes de Executivo têm maior inclinação por Zema do que por Bolsonaro. 

Ainda que haja apenas sinais de aproximação, a dobradinha entre o governador Romeu Zema e o presidente Jair Bolsonaro terá a adesão de boa parte dos prefeitos de Minas Gerais. 

O prefeito de Três Corações, Sul de Minas, Nadico Vilela (União) avalia que, conforme conversas com colegas da região, a maioria está alinhada a Zema.  De acordo com Nadico, o Sul de Minas e, particularmente, Três Corações são “bolsozema”.

Darci da Loja (PSB), prefeito de Carmo de Minas, no Sul, diz que tanto na cidade quanto na região a preferência do eleitorado, inclusive dele, é por Zema e Bolsonaro.  “O (meu) partido está (mais próximo a Lula), mas eu não. Sou mais Bolsonaro mesmo. mas, no particular, na região, seria mais Bolsonaro e Zema mesmo”

Zema veio e acertou todas as contas que estavam devendo para nós na Prefeitura. Por quê? É na Prefeitura que acontecem as verdadeiras histórias”, afirma o prefeito de Arceburgo, também no Sul, Gilson Mello (PL). Mello observa que “Zema ganha em todas as cidades menores e, nas maiores, há uma divergência entre Zema e Kalil”.

Embora seja correligionário de Bolsonaro, o prefeito de Arceburgo confessa que ainda aguarda por uma pré-candidatura à presidência de terceira via.  “A gente percebe que vai ter pessoas votando em um governador, em um senador e em um presidente diferentes, não vão estar votando em um bloco inteiro. O meu governador é Zema, e o senador é Alexandre Silveira”(pré-candidato ao Senado de Kalil).

O prefeito de Poço Fundo, Rosiel de Lima (PT), admite o capital político já consolidado do governador Romeu Zema no Sul de Minas. Acredito que vai polarizar entre Zema e Kalil. E o Kalil precisará mostrar muita coisa para conseguir derrotar o governador. Ainda que o apoio do PT ao ex-prefeito de Belo Horizonte já seja formal, Rosiel não quis declarar apoio a Kalil.

Exceção à regra, o prefeito de Soledade de Minas, no Sul, Lúcio Antônio Alves (PSB), é adepto ao fenômeno “lulema”, ou seja, cabo eleitoral tanto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quanto de Zema. “Não vou seguir o partido em Minas. Voto no Lula, porque acho que, pra nós, vai ser melhor. E voto no Zema, disparado. 

Questionado sobre o voto “lulema”, o prefeito de Venceslau Brás, Edvaldo Bittencourt (MDB), acredita que, a tendência pode perder força com a afirmação da candidatura do  Lula ao lado de Kalil. 

Blog: Quanto aos Administradores aqui da terrinha, permito-me a não ter dúvida: "bolsozema" na testa. Tradicionalmente, a eleição para presidente é decidida em Minas Gerais. Lula vai ter que rebolar e muito para vencer em Minas. Direta ou indiretamente, Zema vai ajudar o Jair.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: