Translate

segunda-feira, 20 de junho de 2022

MOMENTO ADEQUADO

Numa justíssima homenagem, no dia 11 de dezembro (1969) foi publicada no "Minas Gerais" a Lei Estadual 5380 de 4 de dezembro de 1969, dando a denominação de “Ginásio Prof. Henrique Marques da Silva,  à quadra coberta do Itajubá Tênis Clube, da Cidade de Itajubá.

O Professor foi conhecido por todos os itajubenses como Professor Surica.

Homem de grande valor que dirigiu o esporte itajubense. Grande educador e por muitos anos Professor de Educação Física do Colégio de Itajubá. Personagem inesquecível.

Para aqueles que estão chegando agora, o Professor Surica é o pai da nossa amiga Anna Lydia Martins e também da Neyde Ferrini, que já nos deixou.

No dia 5 de fevereiro de 1970, Itajubá perdeu em um acidente trágico o seu competente e admirado Prefeito Tigre Maia. A cidade ficou abalada com a perda. No dia 21 de maio de 1970, foi publicada a Lei Municipal 883 dando a denominação de "Tigre Maia" à quadra coberta do Itajubá Tênis Clube, da cidade de Itajubá.

Lembrem-se: Pela Lei Estadual 5380 de 04/12/69, o ginásio já tinha sido denominado Professor Surica.

Toda a nossa admiração pelo Capitão Tigre Maia, que também foi homenageado com o nome dado a uma importante rua do Bairro BPS.

Não tenho conhecimento dos detalhes que levaram a mudança. Não sei também da legalidade de Lei Municipal prevalecer sobre a Lei Estadual.

Talvez a família do nosso Professor tenha preferido não comentar o acontecido. Já devem ter se chateado demais.

Momento adequado para reparar, de uma forma ou outra:

O Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves assinou hoje (20) em Belo Horizonte, a escritura que oficializa a doação do imóvel da Praça de Esporte (antigo ITC), pelo Estado de Minas, àa nossa cidade. 

Como cidadão, ex - aluno e devedor de lições, gostaria que o Professor Surica ficasse melhor gravado na história de Itajubá. Na nossa memória sempre esteve.

Viver é Perigoso

5 comentários:

Anônimo disse...

Zé: Para de inventar moda. Além de nós dois, da família, e de meia dúzia de moribundos que insistem em seguirem vivos no planeta Bolsonaro, ninguém lembra quem foi o Surica. As novas gerações se lembrarão Do Rocha, grande e querido professor, e nem por isso será justo mudar o nome para "Rochão". E, depois, o nome do ginásio sempre será Tigrão : Suricão não soa bem, não pegará. Sempre terá alguém que acha que um indivíduo merece ser homenageado e sempre haverá alguém que achará que outro merece mais. Depois, se a moda pega....Quer mais absurda que a homenagem dada através do nome do teatro municipal? A escolha, pelo momento em que foi feita, no mínimo, fere o princípio constitucional da impessoalidade. Deveria ser proibido a um prefeito homenagear os próprios parentes com nome de obras públicas ( Tá certo...foi disfarçado através de uma "proposta" da Câmara de Vereadores...então deveria ser proibido que a câmara dê nome de bens públicos a parentes do prefeito em exercício). Podemos enumerar uma dezena de trabalhos importantes da homenageada, mas nenhum deles realizados em prol de Itajuba. E, por mais que eu gostasse do Luzimar, tem gente que merecia mais: Maestro Nisticó, Prof. Mariana Marques Machado, os pioneiros do teatro amador em Itajuba, os grupos Lama e Corumbamba, Marcão, Luis Celso Carvalho (que morreram depois da inauguração, certo)....enfim...tem muita gente que fez muito mais pela cultura local e passou décadas lutando por um teatro em Itajubá e sequer foi lembrada, simplesmente porque o prefeito anterior queria homenagear alguém pela qual a família tem uma justa admiração. Então, se a moda pega....Eu penso que o teatro deveria se chamar, simplesmente, "Teatro Municipal de Itajubá". Me perdoe se eu falei de corda em casa de enforcado....afinal vc já defendeu o sobrenome da família no teatro.... Supera: o nome do ginásio é Tigrão. Ponto.

Celem disse...

Penso que ao fazer homenagem com nomes de locais públicos estamos resgatando uma história. Única? Com certeza não. Se um dia um único não moribundo ver o nome do Professor Surica e for pesquisar sobre ele já terá valido a pena a denominação e o reconhecimento, professor Rocha merece também uma homenagem.
Aliás no Poli tinha um professor (acho que já aposentou) que punha seus alunos para fazerem pesquisas sobre personalidades marcantes da terrinha. Li há décadas uma primorosa sobre a vida do "brimo" Nagib Mohallem Filho, nome do mestre Tarcísio Paes, filho do Sr. Albertino Paes da Boa Vista é claro.
Abs.
Celem

Anônimo disse...

As pessoas nem sempre reconhecerão o que você fez, muitas vezes elas só enxergarão o que você deixou de fazer.
Não se preocupe quando não for reconhecido, mas se esforce para ser digno de reconhecimento.
Abraham Lincoln

Anônimo disse...

Falar em reconhecimento,gratidão, consideração, na terrinha?
Eu heim ...não existe.

Anônimo disse...

Dito por um dos maiores caciques políticos (já ido) dos nossos tempos na terrinha: -Se você faz um trabalho em prol da sociedade em qualquer área, ou ela não reconhece ou ela reconhece mas esquece. Agora se esse trabalho benéfico para grande maioria prejudicou alguém, esse nunca mais vai ti esquecer-.