Translate

sábado, 18 de junho de 2022

MEIA - ESQUERDA

O que representa no País do futebol a camisa 10 ? Simplesmente o melhor. A estrela do time, o armador, finalizador, enfim, o definidor. Quase o dono do time.

Pelé sempre jogou com a 10. Já imaginaram o Pelé com a  8 ou 9 ? Aliás, a mítica da 10 foi criada pelo Sr. Edson Arantes do Nascimento.

Vieram outros que marcaram época. Zico, Rivelino, Dirceu Lopes, Ademir da Guia, Romário, Messi, Platini, Neymar e outros poucos.

Todos eram tratados como "meia-esquerda". Atuavam com destaque se deslocando entre o centro e a esquerda e contribuindo com a ligação entre a defesa e o ataque.

Um único caso de destaque na extrema-direita: Garrincha. Um anjo torto. Um brincalhão, um gozador, um fora de série, divertindo, sofrendo e buscando encher o saco dos outros. Como escreveu Drummond, "foi ser um gauche na vida".

Outro dia encontrei um amigo de longa data e há séculos sem trocar uma conversa. Fazendo uma ligação com os escritos do "viver é perigoso", disse ele:

Camarada, você parece ser meio esquerda.

Fiquei feliz. Quase meia - esquerda. Quase podendo usar uma camisa 10 aqui do time da Boa Vista.

Viver é Perigoso

3 comentários:

TULIO VARGAS disse...

Realmente, o senhor é um camisa 10 da comunicação!

Ademais, apesar de ser um rótulo, em nossa sociedade capitalista não há outro lado a escolher a não ser o da esquerda - sem radicalismos.

Gosto mais da definição do Harari em "Sapiens": humanismo evolutivo (no qual o Bolsonarismo atual está inserido), humanismo liberal e humanismo socialista. Vale a leitura.

Um bom Domingo!

Edson Riera disse...

Túlio

Um grande abraço. Se você escrever Senhor, irei escrever Doutor.

Tudo de bom.

Boa indicação.

Zelador

Anônimo disse...

Meu Deus...dotores