Translate

quinta-feira, 9 de junho de 2022

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO



Na lista de compras há tempos, consegui e li o livro "O libertador - A vida de Simon Bolívar", escrito pelo Moacir Werneck de Castro. Esgotado, a edição de 1988 veio da Sra. Maria Luíza Nunes, através de um Sebo - Estante Virtual.

Simón José Antonio de la Santíssima Trinidad Bolívar y Palácios (1783/1830), um homem feito de grandezas e mistérios, que amou, sofreu e, mesmo cometendo equívocos políticos, sem dúvida alguma foi um grande líder, o mais lúcido protagonista da Nova América. Esta é a história apaixonante de um ideólogo que foi, sobretudo, um apaixonado libertador, considerado por muitos gênio; por outros, louco.

Também foi um conquistador. Casou-se em 1801, em Madrid, com María Teresa de Toro, viveu também com Fanny de Vilars, em Paris. Em Salamina - Venezuela, com Anne Lenoit. Em Caracas, com Josefina Machado, Na Jamaica, com Julia Crober, em Bogotá, com Bernardina Ibañêz, em Lima, com Manuela Saénz.

De forma extra, viver com Joaquina Garaycoa, em Guayaquil, com Manuela Madroño em Huatles,, Jeannete Hart, em Lima e Francisca Zuniaga de Gamarra em Cuzco.

Cinco brasileiros estiveram ao lado Simon Bolívar em suas lutas. José Inácio de Abreu e Lima, o seu irmão Luiz Inácio, Francisco Antônio Barreto, o poeta José da Natividade Saldanha e Emiliano Felipe Benício Mundrucu.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: