Translate

terça-feira, 28 de junho de 2022

AZEITE COM MÚSICA

 


Rosana Chiavassa é uma produtora rural de Minas Gerais (Maria da Fé) dedicada ao cultivo de pés de azeitona. Há 4 anos, decidiu inovar o processo com uma técnica nada usual: colocou as oliveiras para escutarem música clássica. Atualmente, são 60 caixas de som espalhadas, com instalação subterrânea, pelo olival.

O processo, segundo Rosana, seguiu sob a supervisão do musicoterapeuta Luis Leão, que estuda a influência da música nas plantas. Ele explica que a música afeta o ambiente como um todo. A presença dela pode atrair ou afastar alguns tipos de animais, dentre eles, predadores e polinizadores.

Viver é Perigoso

2 comentários:

Celem disse...

Bom dia Zé. Já tinha visto o uso de musica clássica para acalmar vacas leiteiras, aumentar a produção. Agora, pelo visto temos a confirmação de que os seres vivos de uma maneira geral gostam do é muito bom para o corpo e alma.
Abs.Celem

Edson Riera disse...

Bom dia Camarada. O mesmo aconteceu comigo. Fui em duas fazendas, recentemente, em restaurantes que funcionam em área de cultivo de azeitonas em Maria da Fé. Estão se tornando point para turistas.