Translate

sexta-feira, 3 de junho de 2022

A MOÇA DA COBRA


Aconteceu num sábado, 4 de junho de 1955. Há exatamente 67 anos. Itajubá virou de pernas para o ar.

No circo Abelardo (Abelardo Pinto - Palhaço Piolin), instalado na cidade, anunciou um show, nada mais, nada menos, com a Sra. Dora Vivacqua, simplesmente, a dançarina, naturista, atriz, escritora e feminista brasileira, Luz del Fuego.

Luz del Fuego foi a primeira artista brasileira a aparecer nua em um palco. Adestrou serpentes e se apresentava, dois anos mais tarde, estreou nos teatros de revistas do Rio de Janeiro, em espetáculos de dança em que aparecia com um casal de ofídios enrolado em seu corpo quase sempre nu.

As apresentações da moça logo provocavam furor por todo o país e transformaram-na em uma das principais atrações do teatro nacional. Luz del Fuego atraía enorme público para os seus espetáculos e tornou-se uma das vedetes mais conhecidas dos anos 1950 no Brasil, tendo sido contratada, inclusive, para excursionar pelo exterior.

Na Boa Vista, é claro, o Padre alertou que haveria punições para os marmanjos que ousassem a ir no circo assistir a Luz del Fuego.

O vigário alertou os párocos, na reunião da irmandade ocorrida, extraordinariamente, no decorrer da semana, indicando que poderia acontecer até excomungações, caso alguém fosse assistir mulher pelada.

Foi quando o Sr. Luizinho Carpinteiro levantou a mão pedindo a palavra e perguntou:

Padre, eu quero ir só para ver a cobra, pode ?

Foi um sucesso. Tumulto só na entrada pelos fundos do circo, criada para preservar as autoridades.

Interessante: Itajubá virou uma cidade conservadora bem depois.

Viver é Perigoso

5 comentários:

Anônimo disse...

Por favor, explique isso de "cidade conservadora".
Itajuba é conservadora, caipira ou hipocrita?

Anônimo disse...

do G1 Shows de prefeituras: Ministério Público questiona eventos em 29 cidades de 6 estados após polêmica. Ainda bem que parece que paramos com isso por aqui .
Coisas do dígrafo. Shows, foguetório e parque. Por falar em parque estão instalando lá uma loja de presentes. Vão matando o comércio do centro aos poucos. Primeiro o setor de bares e restaurantes agora comércio geral. Eleição chegando em quem os caras do centro vão votar?

Edson Riera disse...

Loja de Presentes no Parque

Bom...seria o principio do "shopping Beira-Lago" ?

Quanto ao empresariado local, desde sempre foram da direita e como o pessoal no poder também é...devem achar tudo uma beleza.

Zelador

Anônimo disse...

Shopping Beira Lago muito boa kkkkkkk

Anônimo disse...

vaquinhas de presépio principalmente de 2013 pra cá. onde os representantes desses caras estão a prefeitura está. conselhos paritários? o que que é isso?