Translate

quarta-feira, 11 de maio de 2022

URNA E URNAS

 


Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Um exemplo para o Brasil
MICROCRÉDITO UMA SAÍDA
Em 1983 o banqueiro bangladês, economista e professor Muhammad Yunus criou o Grameen Bank, mas conhecido com Banco dos Pobres, que operacionalizou o microcrédito para as populações mais pobres, notadamente as mulheres, que não tinham acesso aos bancos. O Banco e seu fundador ganharam o Prêmio Nobel da Paz em 2006. Os seus resultados demonstram que as práticas foram exitosas :
Dados de janeiro de 2021 apontam que o Grameen Bank tinha 9,38 milhões de clientes, 97% deles mulheres. Com 2.568 agências, a instituição autossustentável opera em mais de 81 mil vilarejos de Bangladesh, com empréstimos que somam US$ 3 bilhões anualmente. Também tem operações no exterior com organizações parceiras. Sua taxa de inadimplência é baixíssima, de fazer inveja aos mais bem administrados bancos comerciais do mundo: apenas 1,15%, o que significa que o Grameen Bank recebe de volta 98,85% dos empréstimos que concede.
Yunus apresenta suas principais ideias dentro de uma proposta humana e possível:
•Os pobres estão presos em uma armadilha de pobreza porque lhes falta acesso ao crédito.
•Pobreza não é um estado natural.
•O crédito é um direito humano, já que se tornou indispensável para atender às necessidades humanas.
•Os pobres são dignos de crédito, contrariamente à crença popular de que são de alto risco e, portanto, "imbancáveis".
.Todo mundo é um empreendedor. Com isso, o microcrédito cria um jeito das pessoas ajudarem a si mesmas.
. Proporcionar aos pobres acesso ao crédito e à tecnologia da informação eliminará a pobreza.
Interessaria uma solução dessa aos políticos brasileiros de todas as cores e matizes? Acho que não! Perpetuação da pobreza e dos auxílios e bolsas é muito melhor. Infelizmente eleitoralmente também. Dinheiro há!!! 2% do depósito compulsório dos bancos no BC (hoje mais de 400 bilhões) podem ser usados. São hoje de 10 milhões de trabalhadores informais. Com dificuldades e sem acesso a crédito, os juros impagáveis no cartão ou no cheque especial, muitos deles desistem de tentar um empréstimo para empreender procurando uma fonte de renda no mercado formal.
https://grameenbank.org/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Muhammad_Yunus
Mercado-Lógico

Anônimo disse...

O Prospera do Banco Santander é um programa para o microcrédito, está em 1.600 municípios brasileiros, mais de 600 mil clientes e R$ 5 bilhões em empréstimos concedidos. Juros ainda altos 2,4 a 4,0% ao mês e para quem já tem uma atividade produtiva. Boa iniciativa mas não atende os milhões de informais. Mercado-Lógico