Translate

quinta-feira, 19 de maio de 2022

TUDO DOMINADO



Lembro-me da adorada Vó Virginia, moradora da Quintino Bocaiúva, no Morro Chic, é claro, comentar ao tomar contato com um rádio portátil, tipo saboneteira, da marca Mitsubishi.

- Onde iremos parar ?

Lendo hoje o Francisco Iglesias no jornal "Estado de Minas" sobre tecnologia wearable. 

É uma palavra em inglês que significa algo como “dispositivos de tecnologia para vestir”. São roupas, calçados e acessórios inteligentes que agregam tecnologia de ponta e praticidade. Estes acessórios, sejam, por exemplo, na forma de relógios, pulseiras ou óculos são carregados por sensores que se conectam a outros aparelhos ou à internet.

A tecnologia wearable é uma nova etapa na evolução da indústria dos dispositivos móveis.

Os wearables funcionam como extensão de nosso corpo, diferentemente do que ocorre com os smartphones. São equipados com sensores que registram o que comemos, vemos e sentimos. Conseguem captar as sensações de bem-estar ou de estresse. Monitoram os nossos batimentos cardíacos e ritmos respiratórios, e facilitam a comunicação com o ambiente onde estamos inseridos.

A utilidade dos wearables para os cuidados com a saúde é inegável. Os diagnósticos estão cada vez mais precisos e permitem que os usuários tenham conhecimento do problema com antecedência. Já se encontram em desenvolvimento dispositivos voltados para detectar diversos tipos de câncer, para prever o risco de diabetes e de doenças do coração, mesmo antes de o usuário se submeter a exames médicos.

Outra utilidade dos wearables para a vida cotidiana é facilitar a comunicação. O Google está trabalhando numa tecnologia que permite quebrar as barreiras linguísticas. No dia 11 de maio, o Google revelou ao mundo novos óculos que traduzem conversas em tempo real. Os óculos, chamado de “legendas para o mundo”, permitem traduções para conversas envolvendo inglês, mandarim, espanhol e linguagem de sinais americana.

Um passo importante para a segurança nas estradas são os brincos para vibrar e avisar aos motoristas que seus dados biométricos indicam que eles vão cair no sono em breve e que precisam fazer um intervalo.

A grande polêmica dos wearables é relacionada à confidenciabilidade da coleta dos dados, pois nem sempre está claro quais informações estão sendo coletadas e nem como.  

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: