Translate

sexta-feira, 20 de maio de 2022

TOMOU O BARCO



Evángelos Odysséas Papathanassíu, simplesmente Vangelis, foi um músico grego dos estilos neoclássico, progressivo, música eletrônica e ambiente. 

Suas composições mais conhecidas são o tema vencedor do Oscar de 1981, com o filme Chariots of Fire, a trilha sonora do clássico Blade Runner, do filme biográfico de Cristovão Colombo, 1492 - Conquest of Paradise, com a música instrumental "Conquest of Paradise". É conhecido também pelo uso de sua música na série da PBS, Cosmos, de Carl Sagan.

E claro, de One More Kiss Dear, que sempre está no "Viver é Perigoso". 

Nascido em Vólos, Vangelis começou a compor desde os quatro anos de idade, tornando-se um grande autodidata da música. O músico recusou as tradicionais aulas de piano, e durante sua carreira não tinha muito conhecimento para ler ou escrever partituras. Estudou música clássica, pintura e direção na Academia de Artes em Atenas.

Na época do Motim dos Estudantes em 1968 mudou-se para Paris e fundou a banda de rock progressivo Aphodites Child com os integrantes Demis Roussos, vocalista, e Loukas Sideras. São conhecidas na Europa, como também no Brasil, como canções de sucesso: "Rain and Tears", "Marie Jolie", "It’s Five O’Clock" etc.. O grupo se desfez em 1972

Em 1992, a França o condecorou como Chevalier Order of Arts and Letters.

Vangelis estava hospitalizado na França, quando tomou o barco na última terça-feira (17), aos 79 anos.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: