Translate

terça-feira, 31 de maio de 2022

TEMPESTADE PERFEITA


A expressão Tempestade Perfeita, do inglês "perfect storm", se refere à situação na qual um evento, em geral não favorável, é drasticamente agravado pela ocorrência de uma rara combinação de circunstâncias, transformando-se em um desastre. Um fenômeno de grande magnitude, resultante de uma inusitada confluência de fatores. A expressão "tempestade perfeita" tornou-se quase um sinônimo de "pior cenário possível".

1 - O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, enviou um ofícioà Agencia Nacional de Petróleo, alertando sobre o “elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022”.o Brasil tem estoque de óleo diesel S10 equivalente a 38 dias de importação.

2 - Disse o professor de planejamento energético da Coppe/UFRJ, Mauricio Tolmasquim, que infelizmente, o risco [de desabastecimento] é real. O Brasil é autossuficiente em petróleo, mas em derivados como gasolina e diesel depende de importações. A realidade é que não houve investimentos em refino há algum tempo, e isso faz com que o país tenha que importar 25% das suas necessidades de diesel para o mercado interno. Importadores precisam ter expectativa de que vão vender combustível a um preço que remunere os custos de importação e, hoje, a defasagem é muito baixa.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro, some-se a isso o baixo estoque mundial de diesel, paradas programadas de refinarias, início da colheita de soja no segundo semestre e defasagem interna do preço. A troca sistemática de comando da estatal e a verborragia presidencial não ajudam em nada. Só pioram e o mentecapto não quer entender pois só pensa na reeleição.
A União Europeia decidiu hoje cortar até dezembro 90% das importações de petróleo russo em nova rodada de sanções. Se não compra dos russos vai comprar de outros. O petróleo passou hoje de US$ 121. Mercado-Lógico