Translate

quinta-feira, 12 de maio de 2022

FILME DE TERROR

 


Assisti pela HBO os cinco capítulos do documentário "Em Busca de Anselmo".

José Anselmo dos Santos, o tristemente famoso Cabo Anselmo. Ex-marinheiro que atuou infiltrado pela polícia em grupos da esquerda.

Agente duplo que entrou para a história como traidor. É apontado como responsável direto pela prisão de inúmeros militantes, que foram torturados, e por mortes,

Anselmo morreu, em decorrência de um mal súbito, em Jundiaí (março/2022) aos 81 anos.

A produção do documentário tenta desvendar o enigma por trás do homem, que fechou um acordo com o delegado Sérgio Fleury , do Dops.

A série centra foco especial na história dos seis militantes da VPR mortos no massacre da Chácara São Bento, em Pernambuco, em 1973. Entre os militantes assassinados na armadilha montada por Fleury, com a ajuda do ex-marinheiro, estava a militante comunista Soledad Viedma, então companheira (estava grávida) de Anselmo.

Causa uma certa repulsa ver/ouvir o próprio Anselmo comentar sobre tortura e assassinatos. Comprova-se também o despreparo e ingenuidade da chamada esquerda revolucionária..

Interessante de ver, principalmente para aqueles que viveram a época e cansaram de ler notícias distorcidas publicadas pela imprensa.

Viver é Perigoso


Nenhum comentário: