Translate

sábado, 28 de maio de 2022

DATAFOLHA E TODOS OUTROS INSTITUTOS DE PESQUISAS


“Será que o Datafolha está jogando, fazendo tabelinha com uma instituição por aí que diz que lá tudo é inexpugnável? O que está acontecendo?”

Jair

Segundo a jornalista Malu Gaspar, um ministro próximo do Jair, justificou os números amplamente desfavoráveis da pesquisa, com a tese:

 - O nosso eleitor, não respondeu ou por ter vergonha de votar no Jair, ou por ódio do Datafolha, que é um instituto "inimigo mortal".

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem fervido nas redes bolsonaristas reclamações e contestações quanto a diferença dos números nas pesquisas. Ultimamente entre Datafolha e Ipespe do Sociólogo Antonio Lavareda. Principalmente nos números do atual presidente 27% num e 32% no outro.
Convém lembrar:
-Pesquisa é retrato do momento;
- No caso temos 2 institutos com metodologia e universos diferentes. A pesquisa Datafolha é presencial ou seja entrevistador na porta por isso mais 10 vezes mais cara e maior espaço entre uma e outra; no Ipesp e outros a entrevista é por telefone;então os números devem ser comparados por quem faz a mesma amostragem;
- O Datafolha entrevistou 2.556 pessoas - margem de erro de 2 pontos, o Ipesp 1.000 - margem de erro de 3,2 pontos.
- Ainda há as pesquisas por telefone robotizadas;
- Em termos de apresentação dos nomes, na pesquisa presencial o método usado é a famosa "pizza" ou seja um cartaz redondo com os nomes distribuídos em cada "fatia" igualitariamente. Nas pesquisas por telefone lê-se uma lista e o entrevistado tem que apertar uma tecla correspondente. Deveria o entrevistador não ler a mesma sequência sempre para não influenciar principalmente quando o entrevistado está com pressa. No caso da robotizada o engano pode ser maior.
- Não menos importante é a questão do banco de dados das populações. Os institutos ainda estão usando os dados do censo do IBGE 2010 pois em 2020 não foi feito por causa da pandemia e em 2021 por corte de verbas. Os dados para distribuição dos municípios e das entrevistas dentro deles podem sofrer algumas variações. Mercado-Lógico

Anônimo disse...

Tranquilo já está eleito o homi, vamos só aguardar pra ver a verdade né...conversa é conversa...sei não