Translate

sexta-feira, 6 de maio de 2022

CONTRIBUIÇÃO PARA O PROJETO - A HISTÓRIA DA GÔNDOLA



Desde as suas origens aos segredos da sua construção. A gôndola é um barco típico da lagoa de Veneza. Ágil, esguia, ela corta os canais entre prédios e pontes.

1 - O TERMO GÔNDOLA :

A etimologia de seu nome é incerta, talvez de um cruzamento entre o verbo balançar e o grego medieval kondura , barco de cauda curta (as gôndolas antigas realmente tinham uma popa muito menos esbelta que as atuais), ou talvez do latim cunula , berço.

A forma da gôndola foi se definindo gradualmente ao longo do tempo.

O primeiro documento que menciona a gôndola é um privilégio dogal em favor dos Loredani do Doge Vitale Falier de 1094 : 

" Gondulam vero nullam nobis nisi libero voluntate vestra factura estis'.

Em 1580 havia cerca de 10.000 gôndolas, hoje existem cerca de 500 na lagoa.

2 - A CONSTRUÇÃO DA GÔNDOLA:

A gôndola é composta por 280 peças diferentes, feitas com diversos tipos de madeira , 8 para ser preciso.

Sua construção geralmente leva mais de um ano.

Com cerca de 11 metros de comprimento e formato assimétrico , com o lado esquerdo mais largo que o direito, é caracterizado por um remo comprido, manobrado encostando-o a uma espécie de cadeado livre denominado fórcola , que se encaixa em seu alojamento especial e é retirado após a usar.

A assimetria serve para simplificar a condução com apenas um remo.

Apesar de seu comprimento considerável, a gôndola é extremamente manejável , graças ao fundo plano e à reduzida porção do casco imerso, podendo ser manobrada mesmo em espaços confinados.
As manobras, no entanto, exigem considerável habilidade por parte do maestro, o gondoleiro, que deve ter um senso de equilíbrio muito desenvolvido, pois a posição do remo na extremidade da popa é muito instável .

Atualmente as gôndolas são barcos abertos mas, até ao início do século XX, eram equipadas com uma cabina amovível denominada fèlze , para garantir abrigo aos que ali viajavam .

3 - A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GÔNDOLA:

A forma da gôndola foi se definindo gradualmente ao longo do tempo.

As representações pictóricas que datam do século XV-XVI mostram um barco significativamente diferente do atual.
Na pintura Milagre da Cruz caída no canal de San Lorenzo de Gentile Bellini (visível na Gallerie dell'Accademia), datada de 1500 , as gôndolas aparecem mais curtas, mais largas e menos esbeltas que as atuais e, sobretudo, sem assimetrias.
O primeiro documento que menciona a gôndola é um privilégio dogal em favor dos Loredani do Doge Vitale Falier de 1094 : ' Gondulam vero nullam nobis nisi libero voluntate vestra factura estis'.

Em 1580 havia cerca de 10.000 gôndolas, hoje existem cerca de 500 na lagoa.

4 - HISTÓRIA

As famílias nobres possuíam uma ou mais gôndolas com as quais eram transportadas para negócios ou lazer. Os chamados afrescos , ocasiões de encontro e convívio social, eram verdadeiros passeios de barco que aconteciam pela cidade.

5 - A COR PRETA:

A tradicional cor preta do barco deve-se à origem do uso habitual do piche como agente de impermeabilização do casco (como todos os barcos venezianos e de lagoa) e posteriormente estendido a todo o barco como consequência dos decretos do Senado veneziano e o Provveditori alle Pompe (de 1609 ) destinado a limitar a pompa excessiva na decoração das gôndolas, anteriormente cobertas com tecidos preciosos e dourados .

6 - IMPORTANTE

Para evitar confrontos, há o costume de avisar com a voz ao se transitar em um riacho estreito e os chamados típicos ( òhe ) tornaram-se um elemento característico da cidade.

Giuseppe Peppe Curia

Viver é Perigoso


4 comentários:

Anônimo disse...

Que legal...show...viva os prefeitosssss

Anônimo disse...

Projetos bons pra terrinha:
Acabar com barraquinhas e fazer um cais com escuna da imbel para Boa vista

Trem Maria fumaça no pedaço até Maria da fe

Portais nas entradas da cidade

Charretes

Ônibus de turismo

INDUSTRIAS INDUSTRIAS

Anônimo disse...

Esse indivíduo despreparado, que foi eleito prefeito, deveria estar preocupado com a diminuição do acesso do itajubenses às gôndolas de produtos do supermercado. Quem é das antigas, vai lembrar do FEBEAPÁ. Esse prefeitico faz jus a inauguração de um FEBEAPÍ….Será quero Zelador se habilita?

Anônimo disse...

Cocô de pintinho é proporcional ao seu tamanho...