Translate

segunda-feira, 2 de maio de 2022

CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE POUSO ALEGRE



De 21 de setembro de 1943 a 15 de abril de 1944, funcionou, no quartel do 8º Regimento de Artilharia Montada, em Pouso Alegre-MG, o Campo Provisório de Concentração de Pouso Alegre, que abrigou 62 prisioneiros de guerra alemães, 20 da Marinha de Guerra e 42 da Marinha Mercante germânicas, que integravam a guarnição do cargueiro alemão Anneliese Essberger.

O Anneliese foi afundado pela própria tripulação, em 22 de novembro de 1942, próximo do Equador, após ter sido descoberto, disfarçado em navio norueguês de nome Skjilbred, pelo Grupo Tarefa 23-2 dos EUA, constituído dos cruzadores Cincinatti e Millwanke e do contratorpedeiro Somers, pertenciam à 4ª Esquadra Americana, que tinha Recife por base.

Os prisioneiros, recolhidos em quatro balsas pelo cruzador Cincinatti, foram entregues ao Exército Brasileiro, em Recife, onde os 62 prisioneiros permaneceram em trânsito para Pouso Alegre, passando pelo Rio de Janeiro.

Os prisioneiros viajaram via ferroviária, do Rio para Pouso Alegre, em duas levas. A primeira lá chegou em 21 de setembro de 1943, constituída de 48 suboficiais e marinheiros, e a segunda dois meses mais tarde, em 29 de dezembro de 1943, constituída de 15 oficiais, totalizando os 62 capturados.

“Os prisioneiros faziam a sua própria comida, eram obrigados a cuidar da limpeza, tinham horários para banho de sol e exercícios.

Os prisioneiros alemães permaneceram em Pouso Alegre até 15 de abril de 1944, quando foram enviados de volta para o Rio de Janeiro e, em seguida, para os Estados Unidos, para serem trocados por soldados dos Aliados presos pelas potências do Eixo.

O administrador do Campo Provisório foi o Capitão José Venturelli Sobrinho, da tradicional família, que alcançou o posto de general. Foi também pintor. escultor, músico e poeta. Falava 7 línguas.

No acervo do Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, em Pouso Alegre, há o capacete de aço que pertenceu a um dos soldados que ficou detido no Campo de Concentração de Pouso Alegre. Esse objeto, que pesa cerca de 1,5kg, possui em uma das laterais o desenho de um escudo, no centro do qual há uma águia segurando com as garras a suástica, símbolo da Alemanha nazista de Hitler.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: