Translate

quarta-feira, 13 de abril de 2022

GUERRA CIVIL ESPANHOLA

 

Segundo o New York Times, "Um retrato Eletrizante". Para a BBC, " Mágico e meticuloso. Uma primorosa reconstrução de um dos conflitos mais turbulentos na Europa do século xx"

Um presente de amigo - 494 páginas para ler sem parar. Hotel Florida (famoso hotel que existiu em Madrid) - Com muita classe, escrito pela americana Amanda Vail. Editora Schwarcz, publicado no Brasil em 2016.

Sem paixão e de forma isenta (quase), trata da Guerra Civil Espanhola (1936 a 1939), que levou o Generalíssimo Franco ao poder, onde permaneceu até 1975.

Momento importante da história, quando a esquerda (anarquistas/comunistas e o mundo intelectual), apoiada pela Rússia (Stalin) foi derrubada pela direita, com o apoio fascista de Mussolini e nazista (Hitler). França, EUA e Inglaterra, oficialmente, se mantiveram neutros.

Presença constante de Ernest Hemingway e a namorada Marta Gellhorn, Arturo Barea/Ilsa Kulcsar e os fotógrafos Robert Capa e Gerda Taro.

Paris, Madrid, Valência e Barcelona. No livro, na época e por lá, George Orwell, André Malroux, Sant-Exupèry, Willy Brandt, John Dos Passos Doroty Parker, Gabriel Garcia Lorca, entre outros.

E claro, Isidora Dolores Ibárruri Gómez, conhecida como La Pasionária, dona do famoso "para vivir de rodillas, es mejor morir de pié!» e " No Pasarán".

O livro nos faz lembrar da participação do comunista brasileiro Apolônio de Carvalho, que lutou na guerra civil espanhola na Brigada Internacional. Após o término, ficou preso num campo de concentração na França, de onde fugiu para se tornar comandante da resistência francesa em Lyon (2ª guerra mundial). Apolônio, que tomou o barco em 2005, é considerado herói e foi condecorado com a Legião de Honra.

Leitura maravilhosa.

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Interviram?
Kkkkk

Edson Riera disse...

Intervenção

Grato. A correção tornou o texto inteligível e interessante.

Zelador.