Translate

domingo, 6 de março de 2022

NOSSA ESCOLA DE ENFERMAGEM


Motivo de muito orgulho e de reconhecimento.

Completa hoje 67 anos a Faculdade Wenceslau Braz. Nossa Escola de Enfermagem.

História envolveu sonhos e ideais, lutas e conquistas.

Surgiu esta Escola do idealismo de três enfermeiras da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá: Ir. Celeste Silveira, Ir. Stella Carvalhal e Ir. Zenaide Nogueira Leite.

De uma conversa informal entre as três, sobre a necessidade de preparação de pessoal para o cuidado dos doentes, surgiu, de Ir. Zenaide Nogueira Leite, a ideia de uma Escola de Enfermagem em Itajubá.

Em 9 de janeiro de 1954 foi criada a Escola de Enfermagem sob a direção da Santa Casa. Nesse mesmo dia, a Provedoria da Santa Casa confia à Congregação das Irmãs da Providência a direção técnico pedagógica da Escola.

Religiosa da Congregação, Madre Marie Ange, assume a tarefa de ajudar a concretizar o sonho: criar uma Escola de Enfermagem em Itajubá.

A nova missão, aceita com entusiasmo, alegria e coragem, foi um verdadeiro desafio, especialmente diante do preconceito então reinante contra a profissão de enfermeira.

O Vice-Provedor da Santa Casa, Sr. Jayme Wood, propôs que se desse à Escola o nome de
Wenceslau Braz, como homenagem ao provedor da Santa Casa, Dr. Wenceslau Braz Pereira Gomes.

No dia 6 de março de 1955, inaugura-se a Escola de Enfermagem de Itajubá.

No dia seguinte, 7 de março, sete alunas iniciaram o curso de enfermagem, em uma sala de aula improvisada nas dependências da Santa Casa. Das sete alunas matriculadas, cinco receberam o diploma de Enfermeira no dia 9 de março de 1958.

Em 18 de dezembro de 1956, obteve o devido e esperado reconhecimento pelo Dec. 40.572, assinado pelo Presidente Juscelino Kubitschek.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: