Translate

terça-feira, 22 de março de 2022

LEIA !


 "...Ler é uma chave que abre o mundo e útil, igualmente quando o mundo perde sentido ou sabor. Leia para mudar tudo, leia para entender o que está acontecendo e leia, enfim, para sobreviver ao naufrágio das coisas e do sentido.

As pessoas que amam o mundo e querem mudá-lo devem buscar livros.

Aqueles que detestam o mundo necessitam isolar-se, igualmente, lancem-se aos autores. Leia sempre e cada vez mais. Invista em si.

Um bom livro aberto é uma lufada de esperança."

Leandro Karnal 

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Zelador não sei se já foi publicado no blog, se foi pode "moderar". Achei muito pertinente para os nossos tempos Mercado-Lógico
Utopia Para Realistas
Um homem com convicção é difícil de mudar. Diga a ele que você discorda e ele não irá ouvi-lo. Mostre a ele fatos ou números e ele questionará suas fontes. Apele à lógica e ele não conseguirá entender o seu argumento. Isso é "dissonância cognitiva".
Quando a realidade se choca com nossas convicções mais profundas, preferimos recalibrar a realidade a ajustar nossa visão de mundo.
Não só isso: também nos tornamos mais rígidos em nossas crenças do que antes.
Note-se que, quando se trata de questões práticas, somos bastantes flexíveis. A maioria das pessoas está disposta a aceitar conselhos sobre como remover uma mancha de graxa ou a melhor forma de cortar um pepino. Mas quando nossas ideias políticas, ideológicas ou religiosas entram em jogo é que nos tornamos mais intransigentes. Costumamos bater o pé e defender nossa posição a todo custo quando alguém desafia nossas opiniões sobre os temas.
Essas ideias às quais as pessoas costumam se apegar, o que torna mais difícil abandoná-las mesmo quando se tenta convencê-las do contrário. Admitir que nossas ideias estão erradas afeta nosso senso de identidade e nossa posição em grupos sociais - igreja, família ou círculos de amizades.
Um fator que certamente não está envolvido nesse fenômeno é a estupidez. Pesquisas da Universidade de Yale demonstraram que as pessoas com escolaridade mais alta são ainda mais irredutíveis em suas convicções que as demais. Afinal, o ensino superior lhes dá ferramentas para defenderem suas opiniões. Pessoas inteligentes têm grande experiência em encontrar argumentos, especialistas e estudos que confirmem suas crenças preexistentes, e a internet tornou mais fácil do que nunca consumir as próprias opiniões, com a apenas um clique de distância.
Pessoas inteligentes, não usam o seu intelecto para obter a resposta correta; usam-no para obter o que elas querem que seja a resposta.
Rutger Bregman historiador e autor holandês seu trabalho foi publicado nos The Washington Post, The Guardian e na BBC- Utopia Para Realistas Como Construir um Mundo Melhor - na Amazon 39,29

Edson Riera disse...

Caro Amigo Leitor

Publicamos sobre o livro e sobre o texto. Tenho-o aqui na mesa.

Grato pela sua lembrança e pela dica.

Abraço

Zelador