Translate

quinta-feira, 10 de março de 2022

ENDURANCE


Endurance, o navio de madeira foi construído em 1912. Em 1914 partiu rumo ao Polo Sul. Em 1914, comandado pelo lendário Ernest Shackleton, naufragou, em 1915, depois de ficar preso no gelo da costa da Antártida.

Depois de perambular meses e meses, toda a tripulação, o comandante e seus 28 companheiros, conseguiram fazer uma fuga milagrosa usando pequenos barcos e escalando as camadas de gelo, regressaram salvos à terra firme.

Uma história extraordinária de resistência e companheirismo.

Decorridos 107 anos do naufrágio, o navio foi encontrado a pouco mais de três mil metros de profundidade e cerca de 6,4 km ao sul da posição originalmente registrada.

Em toda vida, o livro "Endurance - A lendária expedição de Shackleton à Antártida" - Caroline Alexander, situa-se na "pole position" dos meus tratados de aventuras.

Sem nenhuma intenção de "spoiler" para os poucos que estão chegando agora:

"O grande problema da aventura foi que o inverno chegou antes do tempo e seu barco foi esmagado pelo gelo, lhe restando apenas os botes salva-vidas de madeira. Os tripulantes do barco, sem muitas opções, decidiram empurrar os botes por mais de 100km até o oceano, se alimentando de peixes, focas e pinguins.

Quando chegaram no Atlântico, Shackleton separou os homens mais fortes do grupo e foram todos remando em direção ao Chile.

Depois de algumas semanas a deriva, chegaram em uma região montanhosa do Chile onde tiveram que escalar montanhas de até 3000 metros de altura, sem equipamentos, até chegar em uma vila de pescadores, pegar um barco emprestado e, imediatamente, voltar para resgatar o resto da tripulação."

Viver é Perigoso

3 comentários:

Anônimo disse...

Endurance = Resistência= ucranianos
Ship aimlessly = governo = brasileiros

Anônimo disse...

A mais fantástica, incrível e espetacular experiência de liderança e companheirismo já mais realizada.

Anônimo disse...

Política, negócio com armas, poder, realmente fantástico.
Parece um filme né, interessante, só morre os pequenos...ah vá