Translate

sábado, 26 de fevereiro de 2022

ZFM FERIDA DE MORTE



Ontem (25) pela manhã, numa dessas andanças (campanha eleitoral) pelo País, o Jair declarou que à tarde haveria uma excelente notícia para a industrialização brasileira.

À tarde foi publicado no Diário Oficial a redução 25% o IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados para todos os produtos, incluindo bebidas e armas. A exceção, claro, continua sendo o cigarro.

A pancada na ZFM -Zona Franca de Manaus foi enorme e oxalá, salvo não surja algum atenuante, definitiva.

Como todos sabem, os benefícios fiscais concedidos na ZFM são constitucionais (quer dizer, imexíveis) e entre eles está a fundamental isenção do IPI.

Simples, desde sempre. Como produzir em Manaus eletroeletrônicos na Amazônia ?  Com todas as dificuldades de logística no deslocamento de insumos  colocação do produto final no mercado ? O incentivos foram criados como um instrumento para desenvolver a região.

Um problemão ? Sem dúvida.

Sempre estive envolvido com a ZFM. Fui para lá, em 1978, para montar uma regional da Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. O objetivo era lutar para a nacionalização gradativa dos produtos montados na região. No princípio, tudo era importado e enviado para outras regiões. Nada era agregado em Manaus. E claro, nem a mão de obra.

Batalhamos por lá por cinco anos, parte significativa deles, colaborando na implantação e direção de indústria.  

Como ouvi em 1978 do Sr. Aluísio Campelo, Superintendente da Suframa na época, os incentivos funcionavam como uma muleta. Gradativamente, com providencias, eles seriam diminuídos e a ZFM caminharia por pernas próprias.

Não aconteceu.

A pancada de hoje (redução do IPI) em todo o País, tira abruptamente o poder de competição das empresas lá instaladas. Como justificar a produção der um eletrônico doméstico naquela distância do mercado consumidor, com todos os custos de logísticas envolvidos ?  

Desde a sua posse, o Ministro Paulo Guedes, deixou claro seu posicionamento contrário à ZFM e seu possível artificialismo. Como, legalmente, seria impossível mexer diretamente no IPI da ZFM, a saída, com a justificativa de estimular a industrialização no País e elevar o número de empregos, foi diminuir o IPI das demais regiões.

Aprendi a gostar do Amazonas e em especial de Manaus. Morando lá com a família foram cinco anos. Depois, indiretamente através de negócios e projetos, durante quase a vida toda. Conheci e convivi com a vida de luta dos amazonenses.

Em tempo, nosso filho Pedro Riera nasceu em Manaus.

Estamos diante de mudanças complicadas e muito custarão.

Viver é Perigoso  

9 comentários:

Anônimo disse...

Sem comentários.

Anônimo disse...

Comentário
O mesmo governo que prega a contenção de despesas e não quer de jeito nenhum alguma perda de receita para baixar os combustíveis agora abre mão de uma enorme parte da arrecadação com a diminuição do IPI. Lógica? Só uma, ferir de morte a ZFM. Coisa do falador Guedes. Quantos eleitores será que tem em Manaus? Mercado-Lógico

Anônimo disse...

Ué, e o povo? Continuamos pagando a conta??
Que se dane zfm

Edson Riera disse...

Ué -

Em Manaus vivem 2 milhões de pessoas. A maioria delas em função da ZFM. Brasileiros, embora, como na pandemia, não sejam prioridade para muitos. Triste.

Zelador

Anônimo disse...

Vc conhece o norte de Minas?
O nordeste?
Que é prioridade?
Manaus??
Lá é questão de planejamento e gerenciamento.
Não?
Pobreza, fome, miséria, desastres, doenças talvez devessem ser prioridades mas no jogo politico o q importa é VOTO.Só voto . Não?
Que se dane a zfm, ou que a reinvente.

Edson Riera disse...

Camarada,

Conheço o Brasil de ir. Não de mapas. Essa insensibilidade demonstrada é sinal do tempo atual no País. Deus, pátria, família e Brasil, só na teoria.

Anônimo disse...

Camarada,
É a vida, os tempos mudam.
Zfm tá defazada, já era, já foi, abandonamram como tantos projetos.
Quem ganhou dinheiro lá foram empresários, trabalhador aqui em Santa Rita tá ganhando e vivendo melhor.
Mas te entendendo o ❤ coração é sensível.

Anônimo disse...

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/10/zona-franca-nao-levou-progresso-a-manaus.shtml

Obs; trabalhei lá 7 anos

Anônimo disse...

Ah, cada um arranja um tema para conquistar voto, um slogan é importante, goste quem goste e vota quem vota acreditando...Claro que é tudo teoria, falsidade, hipocrisia mesmo, Brasil um país de todos...