Translate

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

TEMPOS DE UTOPIA


Se for para o bem de todos e felicidade geral da Nação, nós, Luís Inácio e Jair, não seremos sequer candidatos na próxima eleição.

Nós, presidentes de todos os partidos políticos regularizados no País, dispensamos as verbas do Fundão, desde que as mesmas, com toda a transparência exigida, sejam destinadas à recuperação nacional.

Nós, membros do STF, nos comprometemos a apresentar renúncia coletiva imediata, desde que os nossos substitutos sejam indicados por um colegiado especial constituído e sem aproximação política.  

Viver é Perigoso

6 comentários:

Anônimo disse...

Mudar o mundo meu amigo Sancho não é loucura, não é utopia, é justiça.
Dom Quixote
Observador de Cena

Humberto disse...

A (in)justiça eleitoral, a democracia e... a matemática.

" Acabei de receber o seguinte telegrama de meu generoso pai : ' Querido Jack, não compre nem um voto a mais que o necessário. Pobre mim se tiver de pagar por uma vitória esmagadora.' " ( John F. Kennedy )

" Eleições são injustas por natureza. Não importa o método usado pelo governo para conduzir uma votação, não há como promover uma disputa igualitária, pelo menos no sentido matemático. Essa é uma verdade inexorável : todas as eleições estão sujeitas a falhas e não há nada a fazer para consertá-las.

Essa é a má notícia. Mas a péssima é que há vários políticos e juízes trabalhando para tornar nosso falho sistema eleitoral muito, mas muito mais injusto do que já é.

A democracia, por sua própria natureza, é uma instituição fundada sobre uma operação matemática - a contagem dos votos. Essa operação, porém, é vulnerável às falácias matemáticas. Armados de falsos argumentos matemáticos e táticas fraudulentas, os políticos e seus aliados no Judiciário se empenham em distribuir as cartas do baralho eleitoral de modo a alçar seu partido ao poder e ali conservá-lo. E esse empenho está sendo recompensado.

A democracia está ameaçada, sem forças para resistir aos ataques das falácias matemáticas. "

O texto acima está no livro - Os números (não) mentem - de Charles Seife, se referindo ao sistema eleitoral americano. E para não ficar para trás o Brasil tem alguns pontos em comum.

Por exemplo : nas eleições brasileiras temos : quociente eleitoral ; voto proporcional ; cláusula de barreira etc. A grande maioria dos eleitores não sabe e nem está interessado em entender " a matemática " que está por trás de cada uma dessas " nomenclaturas ". São as " tais cartas do baralho eleitoral " distribuídas pelos políticos que ajudam tornar as disputas cada vez menos igualitárias e mais injustas. Não é o que eles dizem !!!

Mas, como dizem os franceses " quanto mais as coisas mudam, mais são as mesmas ", então vai continuar assim mesmo.

E vamos que vamos.

Um abraço !

Anônimo disse...

Acabou a conversa. Invasão a qualquer momento. E agora o Bozo? Como o Bananinha 03 recomendou ele merece um Nobel, o Ignobel.

Anônimo disse...

gentee saiu um bloco no Rio "não adianta ficar Putin". carioca é genial

Anônimo disse...

Perai, vcs culpam o bozo,Jair, genocida, grandão, mito, pelos problemas da Rússia? Cara o homi é foda mesmo...kkkk.tomara que ele faça o covid pegar vc o bobão...KKKKKK tome tento. Vamos comer mortamdela debaixo da bananeira...pqp

Anônimo disse...

ah! frango com farofa escorrendo pelo canto da boca é muito melhor que mortadela? camarão sem mastigar então....fala sério! o aristides falhou; não ensinou boas maneiras ao boi guia.