Translate

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

AQUELE ABRAÇO


A canção, composta e lançada em 1969, é considerada um hino de despedida e menciona pessoas, bairros, clubes e figuras cotidianas do rio de janeiro, além de uma referência ao lugar onde Gil ficou detido na prisão militar no bairro de Realengo durante o Regime Militar.

Após reunião com os militares onde ficou decidido o seu exílio, em Londres, Gil voltando a Salvador teve a ideia e começou a compor "Aquele abraço", idealizada como uma canção de despedida do Brasil. A letra foi finalizada no avião escrita em num guardanapo.

Gravada em abril e maio de 1969, pouco antes de Gil ir para o exílio em Londres, e lançada em agosto do mesmo ano, a canção se tornou uma das mais conhecidas e mais bem-sucedidas da carreira do cantor. É sua canção mais executada e regravada, e é reconhecida como um símbolo da luta contra a ditadura militar no Brasil.

Curiosidade: A expressão "Alô, alô, Realengo: aquele abraço!" era um bordão utilizado pelo humorista Lilico no programa Balança Mas Não Cai, então exibido na Rede Globo.

Viver é Perigoso

3 comentários:

Anônimo disse...

Salvo engano, Caetano e Gil estiveram presos em Realengo tbm

Edson Riera disse...

Prisão -

Na realidade, creio que eles estiveram presos em Deodoro.

Aquele Abraço.

Zelador

Edson Riera disse...

Prisão -

Na realidade, creio que eles estiveram presos em Deodoro.

Aquele Abraço.

Zelador