Translate

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

VALE DA ELETRÔNICA

 


Interessante conhecer os detalhes da criação do Vale da Eletrônica em Santa Rita do Sapucaí. Muita luta e dedicação. Leiam o livro "O Vale da Eletrônica", do Carlos Romero Carneiro.

Ligações estreitas e reconhecidas com Itajubá e a nossa Escola de Engenharia. Está lá na página 42: 

Em 1965, uma reunião entre a Sociedade dos Amigos de Santa Rita do Sapucaí e um professor da Escola de Engenharia de Itajubá - alçaria a um novo patamar o projeto educacional santa-ritense. Ao tomar conhecimento de que José Nogueira Leite havia encontrado uma série de dificuldades na implementação de um Curso Superior de Telecomunicações na cidade vizinha (Itajubá), foi levantada a hipótese de trazê-lo para Santa Rita do Sapucaí.  

O Prof. José Leite Nogueira fez uma exposição minuciosa do projeto, seguida do levantamento dos materiais e dos recursos necessários para a instalação da nova instituição. Formou-se uma comissão com dois professores e dois representantes da sociedade para viabilizar a ideia.

Seguindo na página 44:

Quando o Professor Nogueira Leite morreu, o Inatel ficou numa situação muito difícil. Quem assumiu a direção foi o Professor Fredmark Gonçalves Leão, dono de um entusiasmo que você não acredita. Quando terminou o seu mandato, assumiu o Professor Luiz Gomes da Silva, que tinha um dinamismo que também impressionava. Numa reunião no Clube Santa-ritense, Luis Gomes pediu a palavra para dizer:
" Não tem mais perigo do Inatel sofrer problema problema de continuidade. A gente não fecha mais ! Foi muito aplaudido.

O Professor Marcelo de Oliveira Marques, declarou na página 45:

"...Da mesma forma, o idealizador do Inatel, professor José Leite, teve uma visão empreendedora quando quis implantar uma faculdade de telecomunicações no Sul de Minas. O nosso fundador, Prof. José Leite, com a visão empreendedora que teve, percebeu a necessidade e correu atrás de um sonho que virou realidade. "

Bom de saber.

Viver é Perigoso  

Nenhum comentário: