Translate

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

TERREMOTO EM SÃO PAULO


Já lá vão 100 anos. Um terremoto aconteceu em São Paulo 
na madrugada (3h55) do 27 de janeiro de 1922.

Os paulistanos e habitantes de cidades vizinhas, num raio de 450 km, foram despertados abruptamente por um estrondo mais forte que um trovão. O sismo durou apenas 5 segundos, mas foi o suficiente para assustar todo mundo.

O barulho foi seguido de um chacoalhar da terra e de suas casas, que derrubou gente da cama, rachou paredes e colunas, quebrou louças e móveis e apavorou todo mundo.

"Seu epicentro foi na região de Espírito Santo do Pinhal (198 km da capital). É até hoje o maior terremoto registrado na parte continental das regiões Sul e Sudeste do Brasil, com magnitude 5.1, na escala Richter.

As pessoas, em pânico, saíram às ruas, muitas gritando por socorro e "senhoras e senhoritas" em "trajes menores". Notícias deram conta que tenha havido pelo menos uma morte - de susto.

A vítima teria sido o operário Vicente Júlio Novaes Júnior, de 58 anos, que teria tido uma "síncope" logo depois do abalo.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Novo embate político e de narrativas entre o governo de São Paulo e o governo federal a respeito de verbas solicitadas para o auxílio à população atingida pelo temporal.Já vimos um filme parecido há exatamente um ano. Era a guerra para ver quem vacinava primeiro. Até um avião fretado foi e voltou da Índia vazio de vacinas. Vexame típico do Brasil dos novos tempos.
No caso agora todos sairão perdendo, os desabrigados, os desalojados, os feridos, os que perderam tudo e os parentes,amigos das 24 vítimas fatais. Ô política desgraçada que não muda. Voto dado voto perdido.