Translate

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

TEMPOS BURROS



Nilo Peçanha, advogado e político brasileiro, assumiu a Presidência da República após o falecimento de Afonso Pena em 1909.

Nilo Peçanha é patrono da educação profissional e tecnológica no Brasil. Apesar de haver controvérsias em relação a sua identidade racial, Nilo Peçanha é considerado frequentemente como o primeiro e único presidente negro da história do Brasil.

Foi Ministro de Relações Exteriores entre 1917 e 1918.

Pois é...

Em 1918, Maria José de Castro Rebello, aos 18 anos de idade, resolveu disputar vaga num concurso para diplomatas. Coube então ao Chanceler Nilo Peçanha autorizar sua participação num despacho:

"Não sei se as mulheres desempenhariam com proveito a diplomacia, onde tantos atributos de discrição e capacidade são exigidos. Melhor seria, certamente, para seus prestígio, que continuassem à direção do lar, tais são os desenganos da vida pública, mas não há como recusar a sua aspiração, desde que disso careçam e fiquem provadas suas aptidões.

Maria José, venceu a concorrência de cinco candidatos homens, fazendo provas orais e escritas de português, inglês, alemão, francês e italiano, datilografia, história do Brasil, história geral, geografia do Brasil, geografia geral, direito, álgebra e aritmética. Foi nomeada para o cargo em 28 de setembro de 1918.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: