Translate

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

RUMO À ESTAÇÃO FINLÂNDIA


Começando o ano, novamente me dei de frente com "Rumo à Estação Finlândia" - Edmund Wilson. A tradução em português foi o primeiro livro publicado pela Cia das Letras, em 1987.

Como quase todos sabem, apresenta a história do pensamento revolucionário e o nascimento do socialismo, da Revolução Francesa, Conde de Saint-Simon, Rousseau, a colaboração entre Marx e Engels, até a chegada de Lenin à Estação Finlândia, em São Petersburgo (também chamada Petrogrado), em abril de 1917, retornando de um longo exílio para liderar o que culminaria na Revolução de Outubro.

"Rumo à Estação Finlândia" foi sucesso imediato no Brasil. Continua sendo uma obra de referência.

Estudo crítico e histórico das teorias revolucionárias europeias que estabeleceram as bases do socialismo bolchevique, este é um livro impossível de ser enquadrado em uma só categoria, capaz de agradar tanto a um especialista quanto a um não-iniciado. Desde a Revolução Francesa até a Russa, em 1917, Wilson percorre as batalhas intelectuais de um grupo de homens - conspiradores e filósofos, utopistas e niilistas, socialistas e anarquistas -, batalhas que ajudaram a moldar a história do século XX.

Leitura importante.

Blog: Curiosamente conversei de passagem hoje, no Posto de Gasolina, com um velho conhecido, que me perguntou a razão de , desde sempre, tratar todas as pessoas por Camarada. Realmente, acontece desde o tempo de estudante e se tratava de uma provocação que incomodava o pessoal da ditadura. 

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: