Translate

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

OUTROS TEMPOS



Uma notícia boa. A startup Facily, que conta com a participação do Vitor Zaninotto, ex-aluno da nossa Escola - Universidade Federal de Itajubá , já captou o equivalente a R$ 1,7 bilhão junto a grandes e se tornou o novo unicórnio brasileiro. 

Para os poucos que estão chegando agora, Startups unicórnios são empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão.

Zaninotto, formado em Ciência da Computação em 2006, e também Luciano Freitas e Diego Dzodan fundaram em 2018 a startup Facily.

Há tempos, o empreendedorismo vem sendo estimulado na nossa Escola. Mas não foi sempre assim. O Brasil era outro.

No meu tempo, eram objeto de culto e elogios, os alunos que conseguiam posicionamentos destacados nas empresas estatais. No setor elétrico e mesmo comunicações. 

Eram citados, badalados e invejados. Um passo para receberem convites para patronos, paraninfos. Claro que tinham o seu valor. Quase sempre, bons salários, fundos que permitiriam receber salários "ad eternum' e o principal para a época: estabilidade no  emprego. Perspectiva zero de demissão.

E o sonho: receber medalhas por bons serviços prestados  - 10, 15, 20 e 25 anos de trabalho, que naturalmente chegava com a aposentadoria. Afinal...eram trabalhos com alta periculosidade. 

Alguns heróicos aventureiros se arriscavam a trabalhar em empreiteiras. Uns poucos, excepcionais, montavam sua pequena empresa para tocar subcontratos. Alguns foram longe, mesmo recebendo no princípio o tratamento de "picaretas".

Há alguns anos, recebi convite do Prof. Fábio Fowler para conversar com formandos da época. Imagino a razão do convite e concordei. O jovem aprende tanto ouvindo antigos alunos bem sucedidos, quanto outros que "nem tanto". 

Tenho a impressão que a minha curtíssima carreira de palestrante encerrou-se quando no final de uma prosa, afirmei de forma peremptória:

- Evitem, se for possível, não tratar de financiamento com bancos. Ou melhor, evitem passar na calçada em frente a uma agência bancária.   

Feliz com o sucesso do Vitor Zaninotto e com o desempenho da nossa Escola.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: