Translate

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

ESTRELA SOLITÁRIA


Em 1948, ao entrar no palco do Programa "Calouros em Desfile", comandado pelo Ary Barroso, a operária Elza Soares, então com 18 anos, usava um vestido da mãe, vinte quilos mais gorda. Tudo dobrado e ajeitado com alfinetes de fralda.

Ary Barroso perguntou: De que planeta você veio minha filha ?

Elza respondeu na batata:

- Do planeta fome, seu Ary.

E cantou o samba - canção "Lama". " se quiser fumar eu fumo, se quiser beber eu bebo, não interessa a ninguém "

Elza obteve a nota máxima e ganhou o prêmio de quinhentos cruzeiros. Voltou para o Morro de táxi.

No final dos anos 90, li o livro do grande Ruy Castro "Estrela Solítária" - Um brasileiro chamado Garrincha. (ainda tenho o exemplar).

Ao terminar o livro, conclui que a Estrela Solitária, no caso Mané Garrincha, poderia ser muito bem a Elza Soares, que viveu e sofreu com o craque por muitos anos.

Elza, que foi obrigada pelo pai a casar-se com 13 anos de idade, tomou o barco ontem aos 91 anos. Vida sofrida nos limites e arte transmitida pela voz e o admirável estilo.

Em acidentes perdeu a mãe e filhos. Condenada pelo País como causadora da separação de Garrincha, que deixou sua mulher humilde e uma penca de filhas. Conviveu com ingênuo, depois alcoólatra e violento Mané. 

Em 1962, na Copa de Mundo do Chile, já com um caso camuflado com Garrincha, Elza esteve lá e assistiu a vitória do Brasil contra a Espanha. Á noite, num Festival de Música em Valparaíso, cantou numa programação que incluía nada mais nada menos que Louis Armstrong seus All Stars. Armstrong, que fecharia a noite, estava nos bastidores quando Elza cantou "Edmund" e reconheceu a música "In the mood", claro. Impressionou-se. No final do número, Armstrong esperou-a na coxia, abraçou-a e a chamou de "my daughter.

Um trajetória impressionante.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Li a biografia do mais famoso homem de Pau Grande/RJ em 2 dias.
Um dia rindo das alegrias da juventude.
Um dia chorando as desgraças do alcoolismo e da inocência do Mané.
Elza é uma rocha.
Só assim para suportar o julgamento e ódio de um país.