Translate

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

NÃO PERCA O SEU LATIM



Temo perder o meu parco conhecimento do Latim. Para os poucos que estão chegando agora, o latim é uma antiga língua do ramo itálico, originalmente falada no Lácio, região em torno de Roma. Foi língua oficial do Império Romano. Ainda é a língua oficial da Cidade do Vaticano e do Rito Romano da Igreja Católica.

Consulto sempre o livro "Não Perca o Seu Latim", do Paulo Ronai. Dá para perceber que foi adquirido na Livraria Nacional em Manaus, em 1980, por Cr$ 940,00.

Língua morta ? Não acho. 

Meus contemporâneos e eu estudamos essa belíssima língua no Colégio de Itajubá. Normalmente os Professores ou eram Padres ou ex - seminaristas que tinham deixado o Seminário.

Não me lembro de ter conhecido uma só professora de Latim. Os Professores eram sempre homens.

O melhor que eu tive e também mais amigo, foi o Prof, Nélio Tenório, que tomou o barco muito novo num choque entre trem e ônibus ocorrido em Pouso Alegre em 1974. 

Antigamente era muito empregado nas missas, nos dizeres de bandeiras e pelos advogados e Juízes. Hoje não muito.

Tenho um amigo paulista (engenheiro) que tem a mania de encerrar todas as suas intervenções verbais, com uma frase em latim. Há pouco tempo, descobri que na maioria das vezes era chute (ele sempre apresentava a tradução de seu jeito). Essa mania sempre lhe deu um ar erudito.

Curiosidade:  O latim não possui artigos.

E lembrem-se:

" A BOVE MAIORE DISCAT ARARE MINOR "

( O boi mais novo aprenda a arar com o mais velho )

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: