Translate

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

CARTA QUE ESCREVI




Itajubá, 21 de dezembro de 2021

Amiga Dalva M. Feitosa Santana

Ref. : Utopia Para Realistas
 
Um homem com convicção é difícil de mudar. Diga a ele que você discorda e ele não irá ouvi-lo. Mostre a ele fatos ou números e ele questionará suas fontes. Apele à lógica e ele não conseguirá entender o seu argumento. Isso é "dissonância cognitiva".

Quando a realidade se choca com nossas convicções mais profundas, preferimos recalibrar a realidade a ajustar nossa visão de mundo.

Não só isso: também nos tornamos mais rígidos em nossas crenças do que antes.

Note-se que, quando se trata de questões práticas, somos bastantes flexíveis. A maioria das pessoas está disposta a aceitar conselhos sobre como remover uma mancha de graxa ou a melhor forma de cortar um pepino. Mas quando nossas ideias políticas, ideológicas ou religiosas entram em jogo é que nos tornamos mais intransigentes. Costumamos bater o pé e defender nossa posição a todo custo quando alguém desafia nossas opiniões sobre os temas.

Essas ideias às quais as pessoas costumam se apegar, o que torna mais difícil abandoná-las mesmo quando se tenta convencê-las do contrário. Admitir que nossas ideias estão erradas afeta nosso senso de identidade e nossa posição em grupos sociais - igreja, família ou círculos de amizades.

Um fator que certamente não está envolvido nesse fenômeno é a estupidez. Pesquisas da Universidade de Yale demonstraram que as pessoas com escolaridade mais alta são ainda mais irredutíveis em suas convicções que as demais. Afinal, o ensino superior lhes dá ferramentas para defenderem suas opiniões. Pessoas inteligentes têm grande experiência em encontrar argumentos, especialistas e estudos que confirmem suas crenças preexistentes, e a internet tornou mais fácil do que nunca consumir as próprias opiniões, com a apenas um clique de distância.

Pessoas inteligentes, não usam o seu intelecto para obter a resposta correta; usam-no para obter o que elas querem que seja a resposta.

Rutger Bregman - Utopia Para Realistas

Viver é Perigoso  

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente texto. Conclusões ressaltados agora nesses tempos de extrema polarização. Vi outra dia um que nos mostrava como evitar esses temas polêmicos nas reuniões familiares. Afinal sempre esperamos muito da família:
Evite confrontos
-Fuja das discussões
-Coloque a cabeça no lugar
-Aceite as diferenças
-Respeite a opinião alheia
-Tenha paciência
Na internet
-Preste atenção no que compartilha(nos grupos)
-Cheque informações
-Errou, peça desculpas
Bom Natal a todos
Observador de Cena