Translate

sábado, 4 de dezembro de 2021

AL CAPONE


Aprendi muitas coisas nesse longo período de quarentena. Conhecer e lidar com a máquina de lavar roupas foi uma delas. Desisti de tentar aprender a dobrar lençóis com elásticos nas extremidades. Missão impossível.

Comecei a dar atenção para as datas de validade ao comprar e consumir alimentos. Agora, carrego comigo sempre os óculos para perto.

Sobre o tema, tomei conhecimento que a colocação da data de vencimento nos alimentos, mais precisamente no leite, onde teria começado, foi uma criação do gangster americano Al Capone. 

Ele notou que muitas crianças e pessoas ficavam doentes devido ao leite vencido ou adulterado. Naquela época, não existia nenhum tipo de controle de qualidade, tanto por parte da indústria, quando por parte do governo. Esse problema chegou a atingir membros de sua família. 

Al, como era chamado pelos mais próximos, conversou diretamente com as autoridades de Chicago e pediu por leis mais rígidas, principalmente no que diz respeito a impressão nas garrafas, da validade e qualidade do leite.

Pois é...o padrão sugerido por ele foi espalhado por todo o país e chegou a todos os cantos do mundo.

O outro lado:

Al Capone chegou a comprar uma distribuidora de leite, poucos meses antes de ser preso. Diziam os inimigos, que como ele distribuía bebidas (na época da Lei Seca) e as maiores engarrafadoras ilegais da região estavam sob seu poder, além disso, o próprio mercado de impressão em garrafas era seu. 

Diziam os seus inimigos, que não deveriam ser poucos, que com o leite, ele pretendia transformar suas fábricas ilegais em empresas legais e seguir fazendo negócios. 

Verdade. Al Capone, apesar de ter sido um dos maiores criminosos de toda a história, também era um homem de bom coração. Durante a “Grande Depressão”, momento crítico da economia americana, diversas famílias se quer tinham o que comer. Por isso, Al, abriu restaurantes gratuitos para que os necessitados pudessem comer totalmente de graça. Em várias ocasiões, o próprio era visto servindo o prato de desempregados.

Em tempo, como todos sabem, ele foi preso e condenado por "dar chapéu" no Imposto de Renda.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: