Translate

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

OH ! MINAS GERAIS ...

Cédula de 1000 borós

Você sabia que já existiu um país dentro de Minas Gerais? 

Essa história ocorreu em Manhuaçu, na Zona da Mata. Em 1896, o coronel Serafim Tibúrcio da Costa liderou um grupo de aproximadamente 800 homens armados na invasão da cidade. O bando decretou a região como um país independente: a República de Manhuassu (antigamente se escrevia assim). 

O país durou 22 dias, tempo que decorreu entre ocupação e a retomada da cidade mineira pelo Exército, e teve até moeda própria, o boró.

A reviravolta ocorreu quando ele tentou se reeleger, mas foi derrotado. Serafim Tibúrcio não se conformou com o resultado e partiu para a capital mineira para falar com o Governador do Estado, Crispim Jaques Bias Fortes, que não deu ouvidos à reclamação do derrotado.

Além de delegado, o coronel era famoso na cidade por sua atividade de coletor de impostos. Chegou a ser prefeito, no fim do século 19.

Com a cidade sob domínio do coronel, as fronteiras foram fechadas e o território tomado por capangas. 

O Governador do Estado, Crispim Jaques Bias Fortes, “enviou força policial de 25 praças que não chegaram a alcançar a região de Rio Casca, pois foi rechaçada. Mais tarde, novo contingente de cem homens foi enviado. Estes também não conseguiram penetrar. O governador então pediu ao Presidente da República, Prudente de Moraes, o auxílio para derrotar as forças do Coronel Serafim. O presidente enviou soldados do Exército e houve mortes nos conflitos. O coronel desiste de lutar e ordena aos revoltosos que partam em direção ao Estado do Espírito Santo”. Com isso, a República Manhuassu terminou em 3 de junho de 1896.

O coronel Serafim Tibúrcio da Costa tomou o barco em 19 de novembro de 1919, de causas naturais, aos 68 anos, em Espera Feliz, a cerca de 70 quilômetros de Manhuaçu. 

(O Estado de Minas Gerais)

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: