Translate

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

CANTINHO DA SALA

 

Banksy - New York

Viver é Perigoso

3 comentários:

Anônimo disse...

Não avançamos nada, retrocedemos a 2015 no "auge" da Dilma.Inflação e juros de 2 dígitos, recessão, desemprego recorde e fome pior do que naqueles dias. O Temer com o Meireles deram uma arrumadinha. Bolsonaro e Guedes desarrumaram. Ninguém acredita em mais nada que sai dos 2. A âncora fiscal se foi e só restam os juros para combater o dragão. Pobreza de ações num país com tanta gente inteligente. Mercado-Lógico

Anônimo disse...

Ah esqueci, vêm aí as comemorações dos 200 anos da independência. Tudo a comemorar.

Anônimo disse...

Os políticos movidos por lobbies não têm limites - Mercado-Lógico
Máquina de moer gente - Cristina Serra
Está em processo de incubação na Câmara dos Deputados, num grupo de trabalho criado por Arthur Lira, o projeto de alteração no Código de Mineração. O relatório da deputada Greyce Elias (Avante-MG), que está para ser votado, propõe que a mineração seja considerada atividade de "utilidade pública", de "interesse social" e "essencial à vida humana".
Sim, você leu direito. No país em que quase 300 pessoas morreram em dois recentes desastres no setor, a mineração passaria a ser considerada "essencial à vida humana". A essência do relatório é reduzir o papel regulador e fiscalizador do Estado, transformando-o em um mero bedel dos interesses das companhias mineradoras.
A proposta também diminui o poder de estados e municípios, subordinando-os às decisões da Agência Nacional de Mineração (ANM). Planos de expansão urbana e criação de unidades de conservação, por exemplo, ficariam condicionados à prioridade dos empreendimentos. O relatório enfraquece mecanismos de proteção ambiental e apressa prazos para o poder público decidir sobre demandas das empresas. Cria a estranha figura da "aprovação tácita", caso a ANM não decida sobre licenças em 180 dias.
A proposta na Câmara é um beneplácito injustificado a um setor que tem demonstrado ser inimigo do meio ambiente e uma máquina de moer gente no Brasil. Nosso problema não é falta de boas leis. No que se refere ao poder público, Mariana e Brumadinho mostraram a necessidade de fortalecer os órgãos fiscalizadores e de criar regras mais rígidas de controle social e transparência.
A mudança do Código de Mineração se soma a outros projetos pró-mineradoras, como o que libera a atividade em terras indígenas. Levantamento do Instituto Socioambiental, de 2019, nos registros da ANM, mostrou que havia mais de 500 pedidos de pesquisa do subsolo na terra dos Yanomami. Não surpreende que esteja em curso o genocídio deste povo, à vista de todos nós.