Translate

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

SE É BAYER É BOM !



Manoel Bastos Tigre, avô do Prefeito Luiz Carlos Tigre Maia, que tomou o barco no dia 5/2/1970, num acidente automobilístico na Rodovia Presidente Dutra. Junto, foi o motorista, Sr. Antonio Ribeiro Duarte.

Bastos Tigre, o avô pernambucanos, nascido 1882, foi homem de muitos talentos. Engenheiro, publicitário, bibliotecário, humorista, jornalista, compositor e poeta.

Detalhe: Bastos Tigre era autor dos mais criativos anúncios afixados no interior dos bondes, principal meio de transporte de sua época, inclusive os versos que transformaram o xarope Rhum Creosotado num campeão de vendas:

”Veja, ilustre passageiro/O belo tipo faceiro/ Que o senhor tem ao seu lado./E, no entanto, acredite,/ Quase morreu de bronquite./ Salvou-o o Rhum Creosotado!“.

"É dele, por exemplo, o slogan da Bayer que correu o mundo, garantindo a qualidade dos produtos daquela empresa: "Se é Bayer é bom".

Bastos Tigre, prestou concurso para Bibliotecário do Museu Nacional (1915) com tese sobre a Classificação Decimal. Mais tarde, transferiu-se para a Biblioteca Central da Universidade do Brasil, onde serviu por mais de 20 anos.

Exerceu a profissão de bibliotecário por 40 anos, é considerado o primeiro bibliotecário por concurso, no Brasil. No dia 12 de março (data do seu nascimento) é comemorado o Dia do Bibliotecário, que foi instituído em sua homenagem.

Voltando ao nosso Tigre Maia, Professor da Escola de Engenharia, Capitão do Exército, e um dos maiores prefeitos que Itajubá já teve. Tempos da "cidade fácil de ser amada" e do "desculpem o incômodo: estamos realizando.

É a vida...

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: