Translate

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

ROGER MELLO



Roger Mello, escritor, dramaturgo e ilustrador brasiliense é um dos homenageados da segunda edição da Feira Literária de Tiradentes – a Fliti, evento que terá início amanhã (14), na cidade de Tiradentes.

Roger Mello, nascido em Brasília em 1965, iniciou sua carreira trabalhando com Ziraldo na revista "Zappin" e trabalhou também com desenhos animados.

Foi vencedor do Prêmio Internacional Hans Christian Andersen, na categoria "Ilustrador", prêmio que é concedido pelo Internacional Board on Books for Young People (IBBY), considerado o Prêmio Nobel da Literatura Infantil e Juvenil.

Recebeu o Chen Bochui International Children´s Literature Award como "melhor autor estrangeiro na China" e o livro “A Feather” com história de Cao WenXuan, ilustrado por Roger recebeu o prêmio: livro mais bonito do ano da China.(2014).

A exposição de Roger em setembro e outubro de 2014 no Seoul Arts Center, o mais prestigioso centro de artes da Coréia, foi um sucesso de público e crítica. A mostra foi considerada uma das 10 melhores exposições em toda Coréia pelo jornal mais lido de Seul, figurando ao lado de exposições como as de Munch e Van Gogh.

Roger foi o autor da capa para o Annual Illustrators Catalog 2015 na Feira do Livro Infantil em Bolonha na Itália. Na Feira do Livro de Bolonha, 24 obras suas fizeram parte da exposição.

Foi agraciado duas vezes com o Prêmio Jabuti - Infantil, uma em 2016 com o livro "Inês" e outra vez com o livro "Clarice".

Foi premiado pela Academia Brasileira de Letras (ABL) e, na União Brasileira dos Escritores (UBE), pelo conjunto de sua obra.

Três de seus livros (A Flor do Lado de Lá, Todo Cuidado é Pouco!, Meninos do Mangue) constaram da “lista de livros que toda criança deve ler antes de virar adulto”, publicada pela Folha de São Paulo em 2007.

O autor já teve livros publicados na França, Bélgica, Suíça, China, Coréia do Sul, Japão, Suécia, Dinamarca, Argentina e México.

Mello também é dramaturgo e escreveu peças como Uma História de Boto-Vermmelho, País dos mastodontes, Curupira, Elogio da Loucura (baseado na obra de Erasmo de Rotterdam, Meninos do Mangue e da criação da peça Entropia.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: