Translate

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

O ABRE ALAS !



Em 2012, a então presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.624 que, estabelece o dia 17 de outubro como o “Dia Nacional da MPB” por ser esta data de aniversário de nascimento da primeira maestrina e compositora brasileira, Chiquinha Gonzaga que nasceu em 1847, no Rio de Janeiro.

Francisca Edviges Neves Gonzaga, simplesmente, Chiquinha Gonzaga, foi a compositora, instrumentista e maestrina, que compôs músicas como “O Abre Alas”, que veio a ser uma das marchinhas mais executadas no carnaval brasileiro.

Chiquinha envolveu-se com a política, militando em prol da abolição da escravidão e pelo fim da monarquia. Chamava a atenção nas rodas boêmias do Rio por ser independente e por fumar em público, algo que não era considerado de bom tom para mulheres.

Tomou o barco em 1935, no Rio de Janeiro, aos 88 anos.

No próximo domingo (17) o Ecad - Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, irá divulgar oficialmente o ranking das canções brasileiras mais gravadas. Atentem: em primeiro lugar está "Aquarela do Brasil ". Na segunda posição, "Garota de Ipanema". Em terceiro, " Carinhoso", do Pixinguinha e Braguinha.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: