Translate

sábado, 16 de outubro de 2021

NA MESMA PRAÇA



José Cesário de Faria Alvim (1839/1903), foi presidente (na época era assim) do Estado de Minas Gerais. Foi advogado, economista, fazendeiro e político. Exerceu a chefia do Estado de Minas de 1889 até 1892. No dia 25 de setembro de 1891, o então presidente esteve na cidade na inauguração da Estrada de Ferro do Sapucaí. Para homenageá-lo, a Câmara Municipal batizou a praça principal da cidade com o seu nome.

Em outros tempos, o aprazível local era chamado de Largo dos Passos. 

Registrando: Existem praças Cesário Alvim, também em Caratinga, Ouro Preto, Santos Dumont e outras.

Diz a história que o homenageado nunca mais apareceu por estas bandas.

Quem, nos tempos jurássicos já não namorou na Praça Cesário Alvim, praticou um footing, ou ouviu um bolero pelos alto-falantes da Rádio City ?

A praça continuou sendo Cesário Alvim, ou para o pessoal da Boa Vista, "jardinzão", até 23 de novembro de 1963, quando o prefeito municipal, José Maria Campos, sancionou o projeto de autoria do ilustre vereador Sebastião Simões, mudando o nome da praça para "Theodomiro Santiago", figura de proa na história da cidade.

Cesário Alvim continuou homenageado. É nome da avenida que leva até a Santa Casa de Misericórdia.

Mas em tempo e como curiosidade : O presidente Cesário Alvim era avô da Sra. Maria Amélia Carvalho de Cesário Alvim Buarque. Isso mesmo, mãe do Chico Buarque.

Viver é Perigoso

5 comentários:

Aldo disse...

E por que Itajubna continua a homenagem esse homem até hoje? Por que não mudar para Presidente Bolsonaro, Presidente Geisel, ou coisa assim?

Anônimo disse...

gentee agora vai, que são Pedro que nada. Por isso é que o presidente disse que vai tirar as bandeiras da conta de luz. fundação cacique cobra coral - Governo conversa com representantes de entidade esotérica para ajudar na crise energética.
Aí meu Deus nos dê uma luz!

Anônimo disse...

Dia 18 , era dia do médico, hoje já extinto, si tem especialistas disso e aquilo, doutor mesmo sei não 👎

Anônimo disse...

Presidente Lula seria melhor. Ganhar pontos para o futuro.

Aldo disse...

Acho que falar em Lula é ser covarde, é ser entreguista, é ser anti-patriota.
Dia do médico? Parabéns ao STF e demais políticos, que tão bem exercem a medicina. Que o diabo os carregue, e logo.