Translate

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

BRASIL AFUNDA NA EXTREMA POBREZA

Lamento, mas a meta agora para todos nós brasileiros é a sobrevivência. Esperar o quê ? Não adianta atacar o jornal francês e acusar de "comunista", etc. Números são números e basta olhar com atenção em volta.

O jornal Le Monde que chegou às bancas na tarde terça-feira (12) traz uma longa reportagem sobre o aumento da pobreza no Brasil. O correspondente do vespertino francês relata que o impacto da pandemia combinado com uma crise econômica profunda fez explodir o número pessoas que vivem na miséria.

Baseado em dados da USP, ele relata que o país já pode ter acumulado mais de 60 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. O texto também contabiliza 19 milhões de pessoas, o equivalente a um em cada dez habitantes do país, vivendo em situação de grave insegurança alimentar. A reportagem aponta que a inflação é galopante e atinge todos os produtos essenciais, com aumentos que podem chegar a 40% para itens com feijão ou 67% para o óleo de soja.

Le Monde tenta explicar as causas do empobrecimento do país. "Elas são antes de mais nada mundiais, ligadas à crise sanitária, que provocou uma recessão planetária. Mas também resultam do aumento generalizado do petróleo, que fez subir o preço da energia", resume. Como se não bastasse, o Brasil foi alvo de geadas e de uma seca histórica, que afetaram o abastecimento de água e a produção de cereais, "em um país onde o agronegócio pesa mais de um quarto do Produto Interno Bruto.

"Mas a pandemia e as questões climáticas não explicam tudo", sentencia o correspondente. "A Covid-19 atingiu um país particularmente vulnerável", aponta, lembrando que a pobreza vem aumentando no Brasil desde 2014. "O país ainda não se recuperou da recessão histórica do segundo mandato de Dilma Rousseff. Os especialistas apontam a responsabilidade de Jair Bolsonaro, acusado de favorecer a instabilidade e bloquear a retomada econômica", "O PIB brasileiro caiu 0,1%, só no segundo trimestre deste ano, enquanto no resto do mundo a retomada econômica já estava em andamento".

Oremos !

Viver é Perigoso

5 comentários:

Anônimo disse...

https://www.itajubanoticias.com.br/noticia.php?estilo=Variedades&id=8176

Sobrando dinheiro na câmara nem sabem usar....pqp

Anônimo disse...

Fome/pobreza/desemprego comentados muito aqui e na mídia quase todo dia. O dia que esse pessoal faminto resolver sair às ruas.... hein? Agora o homi antes machão vem dizer que chora no banheiro porque o que ele diz abala muito o mercado e atrapalha. Agora que descobriu isso? Meu Deus!
Se é que posso dar umas simples sugestões? Fecha definitivamente a matraca e se aconselha mais com o Temer. Mande o Guedes pra casa e chame o Meireles.Tem um ano e pouco para minimizar o estrago que ajudou a fazer. Reze muito e se prepare para sair do palácio como o Figueiredo, por uma porta lateral. Voto dado voto perdido e infelizmente pavimentamos a volta do PT.

Anônimo disse...

caríssimo, sábado 16 outubro de 2021 DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO. Algo a comemorar? Nada, como no combate a pandemia só chorar.
Para os incrédulos da vacinação e defensores do tratamento precoce mais uma constatação:vacinação em massa fez da Maré um dos locais com menor transmissão e internação pela Covid no Rio. Notaram? Favela da Maré!!!! onde as preocupações eram maiores por causa das condições precárias de vida e de saneamento.

Anônimo disse...

pois é e agora?

Anônimo disse...

87% da população da capital paulista
que tem mais de 18 anos já foi imunizada
com duas doses da vacina contra a Covid-19.
então:
internações por Covid-19 em SP
caem 90% em relação ao pico da epidemia.
interessante com tanta cloroquina invermequitina
e que tais propagados e distribuidos
no início e as internações só subiam
muito interessante........e continuam
defendendo o indefensável inclusive na onu
vergonha....