Translate

domingo, 26 de setembro de 2021

USO & COSTUMES



O mercado pet movimentou R$ 40,8 bilhões no ano passado, segundo o IPB (Instituto Pet Brasil), que acompanha os setores de criação, produtos e serviços para pets. O montante é maior do que fatura o setor de linha branca (fogões, geladeiras, freezers, máquinas de lavar, por exemplo), que movimentou R$ 29 bilhões em 2020, segundo a consultoria Euromonitor.

Fácil de constatar. Nos últimos tempos nenhuma, vamos dizer assim, categoria, conseguiu elevar o seu espaço na sociedade como os cães. Logicamente que não por iniciativas próprias e mobilização da classe.
Alguém que tomou o barco há uns 20 anos, caso voltasse para uma espiadela, não acreditaria.
O "melhor amigo do homem" tem uma participação ativa em grande parte das famílias. De forma efetiva e também econômica.
Impressionante a quantidade de lojas e salões de beleza existentes e que vem sendo abertas no Pais. Já existe na TV paga canal com atrações para o bichinho distrair. Hotéis e hospedagens existem há tempos. Planos de saúde, praça com atrações em shoppings, comidas balanceadas, complexos vitamínicos e em São Paulo, vans com poltronas individuais buscam os cães nos chics condomínios para, em academias próprias e por períodos diários, divertirem com colegas e receberem orientações e aconselhamento.
Ouvi de uma amiga sobre a preocupação de uma sua colega. A Daianne, sua companheira canina estava internada e no soro em uma clínica própria após passar por uma sessão de radioterapia. A situação era considerada seríssima. (lamentavelmente a Daianne - então com 14 anos - veio a tomar o barco). É a vida...
Mais de uma vez já presenciei conversas, e tudo indica não unilateral, entre cães e donos. Aliás, o pessoal não gosta de ser tratado como dono e sim como alguém mais próximo, tipo filho, filha ou mesmo amigo.
Fico pensando, eu que sempre tive e gostei de cães (sempre do lado de fora de casa) o que tem levado a esse empoderamento canino. Talvez solidão ?

Viver é Perigoso

3 comentários:

Anônimo disse...

Absurdo total essa "humanização" dos pets. Para mim é uma modinha que esta longe de acabar. Chamar o cão de filhinho. O Veterinário agora é Pediatra!!!! Vemos coisas inacreditáveis que os pais pets fazem para seus "filhotes". Gastam um absurdo, mais até que criar uma criança.
Já dizia o Eduardo Duzek: "Troque seu cachorro Por uma criança pobre".

No fundo acho qu tudo isso é culpa do Magri!!!

Anônimo disse...

Verdade cachorro também é gente dizia o folclórico ministro collorido.

Anônimo disse...

Gentee vejam que coisa, a infalção das comidas dos pets tá maior que a nossa no dobro