Translate

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

TERMINOU EM SAMBA



O Brasil já chegou a importar até mesmo camelos da África na ação contra a seca no Nordeste. No dia 24 de julho de 1859, um barco francês que vinha de Argel desembarcou em Fortaleza 14 camelos e quatro argelinos, contratados para tratar os animais e ensiná-los a trabalhar na região. Responsáveis pela ideia, o barão de Capanema e o poeta Gonçalves Dias tinham sido encarregados por D. Pedro 2º de encontrar soluções para a seca.

A circulação de mercadorias no Nordeste era feita em lombo de burro ou em carros de boi. Com a seca, os animais morriam, e o comércio parava. Mais do que o comércio, a morte dos animais interrompia toda a ligação entre o sertão e o litoral.

Capanema e Dias convenceram o governo imperial a substituir o boi e o cavalo por camelos, animais de carga mais resistentes à fome e à sede.

Mas os camelos não resistiram à seca do Nordeste.

Em 1995, a Imperatriz Leopoldinense apresentou no Sambódromo o samba "Mais vale um jegue que me carregue que um camelo que me derrube lá no Ceará". A Escola de Samba ganhou o apoio do governo do Ceará, que doou R$ 200 mil.

O carro alegórico "Viva o Jegue", com vinte jumentos artificiais, encerrou o , com as atrações, o cantor Fagner e o humorista Renato Aragão, ambos cearenses. Como madrinha da bateria, a modelo Luíza Brunet.

Viver é Perigoso

4 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo continuamos lascados. Bolsonaro voltou a intervir na saúde pois foi dele a ordem à "chefia" da saúde de suspender a vacinação de adolescentes contrariando a Anvisa, os técnicos, a Pfizer, a ciência e o próprio Ministério que tinha aprovado tudo dias atrás. Voltou o "um manda e o outro obedece" dos tempos do Pazuelo. Como sempre arrumou uma confusão onde não deveria existir. Como pai estou abismado como até onde pode chegar a burrice e a ignorância. Que Deus nos ajude.

Anônimo disse...

demorou mais do que esperado
o machão dito incomível
imbrochavel ataca de novo
afinou para a justiça e políticos
quer se mostrar forte na saúde.
mexeu no que ia bem a vacinação
esse ministro é um molenga
outro pazulerdo
realmente estamos lascados

Anônimo disse...

Seria bom estudar o assunto cientificamente ainda não resolvido.

Anônimo disse...

Caríssimo colega comentarista taí o estudo sobre a morte da jovem vacinada de São Bernardo "As análises técnicas indicam que não é a vacina a causa provável do óbito e sim à doença identificada com base no quadro clínico e em exames complementares, denominada "Púrpura Trombótica Trombocitopênica" (PPT)", disse em nota a pasta, após análise conjunta realizada com 70 pesquisadores.
Como sempre decisões tomadas sem o aval da ciência mas com base em "informações das redes" pressão presidencial e de correligionários dão nisso: vexame, desinformação e preocupação e o que é pior não aprendem, os pais e os filhos de brasileiros preocupados que se danem. Desdesdesdesdesgoverno. Continuaremos lascados.