Translate

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

CANTINHO DA SALA


Ministério Público Federal (MPF) divulgou a relação completa das 12 obras apreendidas pela Operação Lava-Jato na cobertura de Dario Messer que serão transferidas para o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), após acordo de colaboração firmado por Rosane Messer, mulher do doleiro, preso em 2019 e condenado a mais de 13 anos em regime fechado.

Entre os trabalhos cuja propriedade do acervo foi transferida para o patrimônio da União e que ficarão sob a guarda do museu carioca está "Três figuras femininas (Mulheres com bandolim)", com valor estimado em R$ 3 milhões. As obras terão o MNBA como destino por decisão do juiz federal Marcelo Bretas.

Além do painel de 2 metros por 5 metros, de 1954, estão na relação outras nove obras do pintor carioca; "Vendedor de abacaxi", de Djanira (1914-1979); e "Paisagem urbana", de Emerie Marcier. O conjunto de 12 obras, avaliado em R$ 10 milhões pela Justiça.

Um acordo entre o MPF, a AGU (Advocacia-Geral da União) e o e Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) permitiu a transferências das obras para o MNBA.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: