Translate

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

ALDEIA NEWS



Recebemos ontem um áudio (não identificado) de uma pessoa, num estilo bem atual, comentando sobre um "movimento" para apagar do muro da Unifei, a figura do educador Paulo Freire, que lá se encontra, com importantes companhias.

Imagino, que como a protagonista do áudio, que não conheço, também não sabe sobre o Professor Paulo Reglus Neves Freire, nascido em 1921 no Recife e que tomou o barco em São Paulo em 1997.

Educador e filósofo brasileiro, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. É também o Patrono da Educação Brasileira.

Em tempo, chama-se de educador quem ensina o aluno a questionar, ter raciocínio lógico, senso crítico, dialogando para ampliar o conhecimento de ambos.

Foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos galardões como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986. Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a Lei nº 12.612, que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.

Sobre o momento estranho que atravessamos no Brasil, muito embora ainda estejamos há longa distância disso, vem a lembrança o termo "o ovo da serpente".

Utilizado de há muito como termo para expressar o “prenúncio do mal” ou o “mal em gestação”, “O Ovo da Serpente” é também um dos mais impressionantes filmes de Ingmar Bergman, que como ninguém retratou em linguagem cinematográfica a república de Weimar ou os anos que antecederam o advento da Alemanha nazista.

Bergman, ao exibir situações do cotidiano presentes na história daqueles tempos, demonstrou, com precisão matemática e habilidade artística invejável que, a um observador atento, já era possível vislumbrar nos acontecimentos que se desenvolviam nos anos 20 o nascimento do Nazismo.

Resumindo: Que pessoa gente com pensamento semelhante, respeitosamente, vá catar coquinhos.

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

novos tempos brasileiros.
como as apostas direitistas
e ultra conservadoras não deram certo
vem aí o direitismo religioso.
última aposta do bozo.
por falar nele saiu outra pesquisa
feita depois das manifestações.
percepção: no nicho bolsonarista
tem ainda apoio 22%
na população geral 53%, está derretendo.
a rejeição dele tá subindo mais que a gasolina.

Anônimo disse...

Tá explicado
A Justiça Federal do Rio proibiu na quinta-feira (16) o governo federal de tomar qualquer atitude que atente contra a dignidade de Paulo Freire, patrono da educação brasileira.O intelectual morto em 1997, considerado um dos principais educadores do mundo, é alvo constante de ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de seus seguidores.