sexta-feira, 14 de maio de 2021

TIO JACK



"Leve sempre uma garrafinha de uísque para o caso de picada de uma cobra, e além disso, leve sempre uma pequena cobra"

W.C Fields:

No terceiro sábado de maio é comemorado, anualmente, o Dia Mundial do Whisky. Este ano cai amanhã, dia 15. A bebida de origem controversa tem milhares de apreciadores no mundo e é cercada de fatos inusitados.

Existe uma certa rivalidade entre os escoceses e os irlandeses quando se trata da bebida. Pois não se sabe ao certo onde o uísque surgiu, com algumas fontes apontando para a Irlanda e outras para a Escócia. Curiosidade: os irlandeses escrevem “whiskey” e os escoceses escrevem “whisky”.

Como o uísque surgiu desses dois países, os diferentes lugares do mundo que receberam seus imigrantes, adotaram a escrita dos países de origem. Por isso, os Estados Unidos escrevem “whiskey”, por influência dos imigrantes irlandeses, enquanto países como Canadá e Japão escrevem “whisky”, devido à influência escocesa.

Há alguns anos, Sonia e eu estivemos visitando a lendária Jack Daniels Distillary, na histórica cidadezinha de Lynchburg, no Tennessee. Facinho de ir de carro partindo de Nashville (120 kms). É a mais antiga destilaria registrada nos EUA. Cada gota do "velho" Jack é produzida na cidade, que recebe 250.000 visitantes por ano. Lugar gostoso para passar um dia.

A visita a destilaria (precisa ser agendada) é muito legal. é a única da marca no mundo. Bons restaurantes e muitas lojinhas. Na terra do Jack Daniels, é proibido tomar um golinho sequer. Lei seca rigorosa.

A destilaria foi fundada em 1866 pelo Sr. Jasper Newton Daniel, de onde veio o Jack Daniels.

Em tempo, em 1947, num bar em New York, Frank Sinatra foi apresentado ao Jack Daniels. Foi o começo de uma amizade que durou décadas.

Viver é Perigoso




Nenhum comentário: