Translate

quinta-feira, 13 de maio de 2021

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO


Confesso que li de um fôlego só. Embora não tenha sido fácil.

"Gênesis - A História do Universo em Sete Dias" - Editora Zahar.

Escrito pelo físico italiano Guido Tonelli, professor da Universidade de Pisa, pesquisador da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern) e um dos responsáveis pela descoberta do bóson de Higgs, apelidado de “partícula de Deus”, em 2012.

O professor Tonelli, um dos cientistas mais importantes da atualidade, realiza uma viagem de bilhões de anos no tempo para reconstituir e elucidar a origem do universo. O que narra, com impressionante grau de detalhamento.

Confesso que para mim, o texto ainda é cientificamente exigente, mas surpreendentemente envolvente,  tornando acessíveis conceitos altamente complexos, tendo como base as descobertas científicas mais recentes. Desvendando a mecânica quântica, a teoria das partículas, espaço e tempo, matéria e energia.  

Segundo o autor, ele queria narrar sete grandes eventos críticos que decidiram a origem e evolução do universo como o conhecemos. Na verdade, apesar da magnitude desses acontecimentos, dizer que são “grandes” é uma imprecisão: mais da metade do livro se passa antes de o universo completar um segundo – e, no capítulo seguinte, o cientista pula 380 mil anos, para a formação dos primeiros elementos químicos.

Escrito com cuidado e respeito.

Viver é Perigoso


Nenhum comentário: