quarta-feira, 14 de abril de 2021

O MAGO DAS MENTIRAS


Bernard Lawrence Madoff , para os mais próximos, simplesmente Bernie. Tomou o barco hoje, aos 82 anos, na penitenciária da Carolina do Norte. Estava com um problema renal.

Foi o presidente de uma sociedade de investimento que tem o seu nome e que fundou em 1960. Esta sociedade foi uma das mais importantes de Wall Street. Madoff também foi uma das principais figuras da filantropia judaica.

Estava condenado a 150 anos responsabilizado pelo maior golpe financeiro da história dos EUA.

O esquema Ponzi criado por Madoff prejudicou dezenas de milhares de pessoas em um prejuízo que chega a US$ 65 bilhões. Em 2009, ele confessou ser culpado do esquema, que, segundo as investigações, começou na década de 1970 e fraudou cerca de 37 mil pessoas em 136 países ao longo de quatro décadas.

Madoff foi preso em 11 de dezembro de 2008 depois que seus dois filhos o denunciaram. Em 29 de junho de 2009, Madoff foi condenado a 150 anos de prisão por um tribunal de New York.

Em 11 de dezembro de 2010 seu filho Mark Madoff cometeu suicídio. Em 2014 morreu o filho mais novo Andrew Madoff, vítima de câncer.

Sua esposa, Ruth Madoff, não fala publicamente há uma década. Ruth Madoff, agora com 79 anos, nunca foi acusada do esquema do marido. Ela também nunca se divorciou dele. Mora numa casa simples em Connecticut

Essa história que traumatizou os Estados Unidos virou livro pela jornalista Diana B. Henriques, do The New York Times, e adaptada em filme pela HBO. Estrelado por Robert De Niro como Madoff e Michelle Pfeiffer no papel de sua esposa Ruth, “O Mago das Mentiras”.

Dentro do seu estilo e capacidade, Madoff, em janeiro de 2017, chegou a criar um monopólio dentro da penitenciária federal de Butner, na Carolina do Norte, onde está preso. Comprou todos os pacotes de "Swiss Miss", uma bebida instantânea de chocolate, diretamente das autoridades da prisão, e posteriormente revendeu a outros detentos por um preço maior.

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

BR também tem um mago das mentiras, das mortes e é o cão que ladra muito e não morde só atrapalha consegui levar mais duas surras do Supremo uma na obrigação de instalar a CPI e a outra no controle/liberação de armas. E uma do congresso que instalou a talcomissão antes da decisão final dos juizes. Igualzinho a inteligente Dilma e o PT que levava surras e mais surras do Cunha o que é pior não muda não aprende.
Os desastre na economia se multiplicam com o larga pra lá no apoio aos pequenos empresários vamos ter uma quebradeira geral e mais desemprego, cada um por si. Os municípios que puderem, salvem os pobres e nós os pequenos,como o escrito pelo Zé aqui no blog esqueçam o federal e o estadual todos quebrados. Prefeito vereadores deve ler mas pelo jeito não presta atenção.

Anônimo disse...

Como é para o bem da nação e felicidade do povinho, logo a petralhada volta e limpa tudo, eita Brasil, a pobreza tá dentro mesmo, o dinheiro tira o cara da miséria mas não tira a miséria do cara, eita.