Translate

sexta-feira, 26 de março de 2021

FASCISMO DIGITAL


A mensagem do neofascismo é xenófoba, violenta e antidemocrática. O gesto de Filipe Martins, assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, feito durante uma sessão do Senado na qual o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo se explicava sobre a covid-19, é associado a supremacistas brancos.

O gesto, por exemplo, o símbolo de OK americano apresentado de cabeça para baixo, qquer dizer White Power. Poder branco. É o grito da Ku Klux Klan contemporânea.

A Alt - right digital está cravada de códigos assim. O ato de beber leite, por exemplo.

O mesmo Filipe Martins em um tuíte recente para o vereador Carlos Bolsonaro, escreveu em espanhol " Ya hemos pasao" - a expressão que os soldados franquistas usavam em resposta ao grito comunista de "No pasarán" durante a Guerra Civil. Mais de uma vez citou o mote latino "Oderint dum metuant" lema do grupo neonazista britânico Combat 18 - "Que nos odeiem, desde que nos temam".

Na imagem principal de seu perfil no Twitter estão os versos do grande poeta galês Dylan Thomas. " Do not go gentle into that good night. " Não mergulhe gentil naquela boa noite. É a frase com o qual um velho frequentador do 8chan (fórum de extrema-direita na internet), o terrorista que matou mais de uma dezena na Nova Zelândia há dois anos, abriu o seu manifesto.

Parte da maneira com que o pessoal do Bolsonaro escolhe para se comunicar online é esta. A dos símbolos do fascismo cibernético.

(Trechos Pedro Dória)

Viver é Perigoso

2 comentários:

wartão disse...

Meu Deus do céu, isso é que é procurar pelo em ovo!!!

Anônimo disse...

Zé apadrinhado do 02 Carluxo. O cara vive metido em confusão. Que me lembre já foi trocado de função 2 vezes pelas polêmicas que causa por onde passa. Nessa ele explicou no twitter , não tava fazendo gesto nenhum, estava ajeitando a lapela. Diz que vai processar todo mundo que o acusa. Agora se meteu com gente grande (nos dois sentidos). Nos tempos de tristezas só rindo. Mais uma bolsonarise ou olavises.OC