Translate

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

CANTINHO DA SALA


A famosa Guerra de Pollock é o único desenho que ele intitulou e, embora tenha a inscrição "1947", relaciona-se com as imagens iconograficamente complexas que ele produziu anteriormente, por volta de 1943-44. 
Nessa composição, a monstruosa destruição da guerra é veiculada tanto pela ferocidade da execução gráfica quanto pelas imagens, muitas das quais são camufladas pelos muitos movimentos lineares, escurecidos e espessados ​​e destacados com flashes de lápis vermelho e amarelo para realçar o intensidade dramática. 
A narrativa do desenho é de proporções horríveis. Uma figura humana e um touro são lançados em uma pira de destroços humanos. À direita, a crucificação de uma figura encapuzada é sugerida. 
Algumas das imagens podem ser atribuídas ao par de águas-fortes de Picasso, O Sonho e a Mentira de Franco, e à pintura épica do artista espanhol sobre a guerra, Guernica, ambas de 1937. 
No entanto, mesmo quando a obra de Pollock se relaciona com a história da arte e oferece uma declaração sobre os horrores universais da guerra, também tem uma dimensão pessoal, inspirada na linguagem psicológica do surrealismo que alimentou seus primeiros trabalhos.

Metropolitan Museum of Art

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: