Translate

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

CALÇADÃO É UMA FESTA


Bom, depois de um longo e tenebroso inverno passei hoje à tarde no calçadão. Mais precisamente, na Rua do antigo Pé de Porco.

Uma festa. Mesas na calçada tomadas. Uma ou outra máscara. Muito riso, muita conversa alta e alegria, queira os céus, não contagiante.

Os tempos me permitiram pensar no Baile da Ilha Fiscal.

Para os que estão chegando agora, o Baile da Ilha Fiscal, também conhecido como O Último Baile do Império, ocorreu no dia 9 de novembro de 1889, um sábado, em homenagem aos oficiais do navio chileno "Almirante Cochrane". Realizado na ilha fiscal, no centro histórico do Rio de Janeiro, então capital do Império. Foi a última grande festa da monarquia antes da Proclamação da República Brasileira, em 15 de novembro, uma sexta-feira, seis dias após o baile. 

Agora à noite, leio na página da Prefeitura Municipal de Itajubá, que hoje foi confirmado o recorde de 55 pessoas positivadas com o coronavírus na terrinha. A tendência é...

Juízo Moçada !

Viver é Perigoso

4 comentários:

Anônimo disse...

*ESTA ERA A NOSSA VIDA!!!! SEM TIRAR, NEM POR!!!! TEXTO PERFEITO!!!!*

👏👏👏 👇

Nasci e cresci no Brasil, ia para a escola a pé e às vezes com um monte de amigos, e íamos rindo e papeando. Não tínhamos bolsa família e nem vale gás. Não tinha google nem celular... As pesquisas de escola eram feitas em bibliotecas (usávamos a barsa, tesouro da juventude, Delta Larousse, o Google da nossa época 😁😁😁), escritas a mão (se estivesse igual como no livro, estávamos ferrados).

Na escola tinha o gordo, o leitão, 4 olho, a branquela, o neguinho tinha canela fina, anão, o narigudo, a Olivia Palito, o cabeção, a sukita, porco da índia, chiclete e por aí vai..Todo mundo era zoado, às vezes até brigávamos, mas logo estava tudo resolvido e seguia a amizade... era brincadeira e ninguém se queixava de Bullying.

Existia o valentão, mas também existia quem defendesse. Tinha o dia do flúor, dia da vacina... Nossas férias começavam 1° de dezembro e retornávamos em (PASMEM) 1° de Março. Tinhamos férias de 1° a 31 de julho.

Toda a semana, antes de iniciar as aulas, cantávamos o hino nacional com a mão no peito e com orgulho, e ai de quem cantasse errado, cruzasse os braços ou aplaudisse após cantar o hino. Cantávamos também o hino da independência e hino a bandeira. Tinha o desfile de 7 de setembro e a gente sempre querendo ser destaque...

O famoso "ki suko" que com $0,10 centavos comprávamos e era o único pó que conhecíamos. 😂 Fazíamos 2 litros com um pacotinho e a língua ficava colorida por uns dois dias kkkkk... tinha tbm o chiclete ping pong.

Época em que ser gordinho(a) era sinal de saúde e se fosse magro, tínhamos que tomar o Biotônico Fontoura. A frase "peraí mãe" era para ficar mais tempo brincando na rua e não no celular ou computador...

Colecionávamos figurinhas, papel de carta, boneca de papel. As brincadeiras eram saudáveis, brincávamos de bater em figurinhas e não nos nossos professores, Jogávamos vôlei na rua, nossa aventura era tocar campainha e sair correndo kkkkk... Na rua jogar bola, pique esconde, queimada, namoricos, pega pega, andar de bicicleta, pular corda, elástico, bolinha de gude, finca, bet . . ., todo mundo brincava junto e como era bom.

Bom não, era maravilhoso!
Que saudades dessa época em que a chuva tinha cheiro de terra molhada!
Época em que nossa única dor era quando usávamos merthiolate nos machucados 😊.

Éramos felizes em comparação com esse mundo de hoje onde tudo se torna bullying ou preconceito. Cheio de mimimi.😥

Nossos pais eram presentes, educação era em casa. Nada de chegar em casa com algo que não era nosso, desrespeitar alguém mais velho ou se meter em alguma encrenca (somente um olhar bastava 😁😁😁), e lá vinha o famoso e terrível EM CASA A GENTE CONVERSA. E tinhamos hora pra chegar em casa: entre 18 horas e 19 horas para tomar banho, com tolerância e NEM UM MINUTO A MAIS.
Tínhamos que levantar para os mais velhos sentarem.
Almoçavamos e jantavamos à mesa. E com todo respeito e educação.

Fico me perguntando, quando foi que tudo mudou e os valores se perderam e inverteram dessa forma?

_Se você também é dessa época, copie e passe para seus grupos. Mude o que for incompatível._
_São valores que temos que resgatar._

_*Época boa demais!!!*_🤗🤗

Anônimo disse...

Zé segundo alguns tens que ver os números e os comportamentos de outra maneira, mais positivista. Morte por milhão p. ex.. Como em Manaus faça um contorcionismo positivista com o números de lá.

Anônimo disse...

Querido Mestre,

Nada justifica...mas Itajubá há muito está a cara do Brasil.

Anônimo disse...

PA + 115 casos. Ainda vamos chegar lá
Campos do Jordão 45
Extrema 51